O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) tem como meta contratada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), a realização de 856 cirurgias por mês. Em junho de 2022, com novas estratégias de gestão, foi verificada uma tendência positiva na realização destes procedimentos e um crescimento mensal no número de cirurgias realizadas, totalizando a marca de mil cirurgias em março de 2023.
Para Bruno Sarmento, médico e gerente geral do HBDF, a otimização dos números é resultado de uma série de fatores. “Mesmo contando com o mesmo número de salas, no total, 12 em funcionamento, houve a melhora do abastecimento dos insumos, da contratação de anestesistas e dos processos de ocupação das salas de cirurgia”, explicou.
Os recursos humanos e o envolvimento dos trabalhadores do IgesDF para melhorar cada vez mais as metas, atendendo cada vez mais pessoas, também foi um fator determinante. “Não podemos deixar de mencionar a dedicação dos diversos colaboradores como cirurgiões, enfermeiros, administrativos, entre outros. A lista é longa”, elogiou Sarmento.
Para Marco Antônio Magalhães, gerente de Serviços Cirúrgicos do HBDF, a marca pede comemoração e reconhecimento para todos os envolvidos. “Rendemos muito mais, além desse número, mas é certo que cada pessoa que trabalha e trabalhou para atingir essa meta teve sua importância”, disse. “Incluímos desde a pessoa que recebe o paciente, vigia e limpa o hospital, até a que cuida do paciente e realiza a gestão administrativa”, ressaltou.
Magalhães acrescentou que o comprometimento dos profissionais com a qualidade e a excelência do serviço prestado, reverbera no melhor tratamento possível ao paciente. “Cada uma dessas pessoas que trabalha no IgesDF, reconhece a necessidade da prestação de um serviço de qualidade ao nosso paciente e manutenção em um bom ambiente de trabalho”, destacou. “Sabemos que falta muito ainda, mas com a dedicação e o esforço que é visível em todos, é possível melhorar, como demonstrado”, complementou.
Números – Além da marca de mil procedimentos cirúrgicos, em março deste ano, o HBDF realizou 7.999 atendimentos pela Farmácia Clínica, 3.459 pela Fonoaudiologia e 15.602 em Nutrição Clínica. Totalizou também 3.973 atendimentos na Psicologia, 36.788 na Fisioterapia, 3.836 na Terapia Ocupacional e 11.627 no Serviço social.
Já em 2022, o HBDF, totalizou 59.016 atendimentos pela Farmácia Clínica, 25.424 pela Fonoaudiologia e 210.948 em Nutrição Clínica. Ao todo, foram 45.555 atendimentos na Psicologia, 286.080 na Fisioterapia, 24.465 na Terapia Ocupacional e 96.987 no Serviço Social.
Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, presidente do IgesDF, comemora o número e é otimista em relação ao futuro. “Há menos de um mês, à frente do IgesDF, estamos mapeando os cenários para implementar ações que otimizem os dados e qualifiquem a atuação”, disse. “O HBDF demonstra que já está nesta linha. A partir de uma gestão baseada nos pilares da governança clínica, avançará ainda mais. O HBDF é um gigante em tamanho, estrutura e complexidade de atuação médica e um desafio para a gestão”, finalizou Juracy.