Durante sessão solene na Câmara Legislativa do DF, nesta segunda-feira (25), em celebração ao Março Roxo, mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia, o Deputado Distrital Jorge Vianna (PSD) declarou que buscará recursos para a compra de um aparelho de Vídeo Eletroencefalograma para o Hospital de Base.
Com essa tecnologia, orçada em R$ 800 mil reais, é possível, através do exame, detectar a região do cérebro que desencadeia os estímulos neurológicos que desencadeiam as crises epiléticas. O exame em questão é utilizado em pacientes que possuem crises epiléticas de difícil controle por medicamentos, em sua maioria. Após realizado o exame, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar altamente especializada, definindo se o paciente é elegível para o procedimento neurocirúrgico ou não.
Em torno de 70% dos pacientes que realizam esse procedimento cirúrgico têm suas crises epilépticas controladas ou anuladas, declarou, durante a sessão, o superintendente do Hospital de Base, Dr. Guilherme Porfírio. Ele lembrou ainda que o HBDF, hoje gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), é referência em atendimento para casos de alta complexidade em epilepsia.
O paciente com suspeita da doença precisa procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do DF. Lá, o sistema regulatório irá marcar uma consulta com um neurologista geral para acompanhamento. Uma vez identificada que é uma epilepsia de difícil controle, o paciente é encaminhado para o neurologista especialista em epilepsia no Hospital de Base.
“Com a chegada do aparelho de Vídeo EEG será possível ofertar esse exame de identificação da área afetada do cérebro e, consequente, a viabilidade do tratamento cirúrgico nos casos compatíveis para os pacientes adultos. Mais uma vez, o Hospital de Base será pioneiro, sendo a primeira unidade de saúde pública a ofertar esses exames aos usuários do Sistema Único de Saúde”, concluiu Porfírio.
Mês de conscientização da epilepsia
O Março Roxo é uma iniciativa mundial, apoiada e divulgada pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), para promover a conscientização da sociedade sobre a epilepsia. No dia 26 de março é celebrado o Dia Roxo ou “Purple Day” no qual diversas ações são promovidas com o propósito de chamar atenção para a doença.