Nesta quinta-feira (19), a superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou mais uma edição da reunião mensal de indicadores de performance, que reúne todas as chefias de equipes de gestão do hospital para avaliar e discutir o desempenho de cada setor do HRSM. O encontro ocorreu no auditório.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, parabenizou todas as equipes pelo cumprimento das metas. “A reunião é a rotineira para olhar para os indicadores, a produção, a qualidade de performance do que a gente está produzindo e como a gente está produzindo . Houve uma melhora considerável em todos os números produzidos, com o único olhar para a Urologia, mas que também merece ser considerado já que seu desempenho nas consultas ambulatoriais chegou 9.3”, observou.
Ao todo, o HRSM realizou um total de 11.901 atendimentos na urgência/emergência, superando a meta de 8.326. Além disso, foram 621 internações cirúrgicas, enquanto a meta era 341. Já as internações clínicas a meta era 927 e foram realizadas 1.919.
O gerente geral de Assistência do HRSM, Rodrigo Rosi, apresentou a média do tempo de espera por atendimento nas portas de urgência e emergência e destacou que os números têm melhorado. Além disso, ele discutiu a questão do giro de leitos.
“Temos que garantir o giro de leitos o mais rápido possível para conseguir garantir mais internações. No caso de pacientes crônicos internados, temos que fazer um plano terapêutico com o objetivo de reduzir o tempo de permanência dentro do hospital. Leito é caro, é difícil de conseguir e precisamos girá-los com a gestão correta para atender os pacientes que necessitam”, destacou.
Dinâmica
Ao fim da reunião, foi realizada uma dinâmica com todos os participantes, que se dividiram em sete grupos. Cada grupo recebeu uma meta a ser desenvolvida e fizeram o plano de ação com a proposta de melhoria e resolução de possíveis problemas.
“A ideia da dinâmica é fazer com que os gestores aprimorem a prática mensal deles, que é de colocar no papel, registrar a evidência do que eles fazem todos os dias. Diariamente, o gestor aqui em Santa Maria traça um plano de ação para uma melhoria contínua. Só que ainda existe uma certa dificuldade, talvez, em colocar isso para o papel. Então, essa dinâmica vai ajudar e apoiar no desenvolvimento dessas descrições de todas as ações que eles fazem diariamente para melhoria contínua do processo de gestão no hospital”, concluiu a superintendente do HRSM.