O Dia Nacional de Atenção à Disfagia é comemorado em 20 de março e com o objetivo de conscientizar seus colaboradores, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou, nesta quinta-feira (21), uma ação voltada especificamente sobre o tema para a equipe multidisciplinar da unidade.
Participaram de um “Quiz Interativo” fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, médicos e nutricionistas. As perguntas eram sobre a disfagia de modo geral, como tipos de alimentos que podem ser indicados para cada paciente, de acordo com suas particularidades.
“Recentemente implantamos o Protocolo de Broncoaspiração, pois temos um índice muito alto de pacientes com risco de broncoaspirar, pois grande parte deles têm doenças crônicas ou são idosos. Nossa finalidade é reduzir essas broncoaspirações e dar mais qualidade de vida ao paciente”, explica o chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HRSM, Tarcyésio Sá.
A disfagia é a dificuldade de deglutição e pode causar engasgos, broncoaspiração e desnutrição. Em 2023, ao menos 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil, em sua maioria, bebês e idosos. O engasgo é um dos principais sinais de alerta da disfagia, condição que causa a dificuldade de engolir alimentos sólidos, líquidos ou mesmo a própria saliva e atinge uma a cada 50 pessoas.
Durante a atividade, os profissionais de saúde puderam experimentar alguns alimentos nas suas variadas formas, como líquidos, pastosos e gelatinosos. Além disso, receberam brindes quem acertava as respostas do Quiz Interativo. Todos os colaboradores que participaram da ação gostaram bastante.