Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, o Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria realizou, ao longo de todo o mês, um total de 13 CORE BIOPSIA – punção de mama por agulha grossa guiada por ultrassonografia. O exame foi realizado com pacientes que aguardavam na fila de regulação da rede pública de saúde.
“Desde o início do mês, temos feito as biópsias das pacientes durante as consultas médicas devido à necessidade e agilidade no diagnóstico, pois muitas delas já chegam com exames sugestivos de lesões malignas. Hoje, a demanda pelo exame caiu bastante. Das 15 punções realizadas ao longo do mês no HRSM, 13 foram no Ambulatório, apenas duas foram direcionadas para o Centro Cirúrgico”, explica a gerente de Cuidados Ambulatoriais, Raiane Alves.
As médicas mastologistas Gabriela Albuquerque e Thauana Dias enfatizaram a importância da biópsia guiada por ultrassom na detecção precoce do câncer de mama.
“É o exame principal para diagnosticar o câncer de mama, extremamente importante. A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica minimamente invasiva que nos permite obter amostras de tecido com alta precisão. Isso é fundamental para um diagnóstico precoce, portanto, para o aumento das chances de tratamento bem-sucedido”, explica Thauana.