Nesta quarta-feira (27), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu uma visita institucional do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior e do vice-presidente do Instituto, Cleber Monteiro. O objetivo foi ouvir as demandas por parte da superintendência do hospital e das equipes assistenciais do corpo diretivo do hospital.
“Este é um hospital que tem cada vez mais se superado em termos de nome, prestação de um bom serviço para a população, não só aqui de Santa Maria, mas de todo o Entorno. Então, além de ouvir as demandas, queremos, obviamente, tentar nos antecipar e criar planejamentos para o que está por vir, a nossa sazonalidade da dengue, pediatria, a alta demanda da obstetrícia. Então o intuito dessa visita hoje é ouvir e traçar planos de ações em relação a esses problemas”, destaca o diretor-presidente.
Cavalcante enfatizou a importância de estar mais próximo aos colaboradores, ouvindo suas demandas. Ele visitou alguns setores que mudaram de local para melhorar a estratégia de comunicação, como o Núcleo de Regulação Cirúrgica, Gestão de Leitos e o Núcleo de Regulação Ambulatorial, que agora estão juntos para otimizar o contato e dar mais celeridade aos processos de trabalho.
No pronto-socorro adulto, os gestores informaram da necessidade de inserir atendimento médico na especialidade de Oncologia, tendo em vista que o HRSM recebe uma alta demanda de pacientes com câncer, o que facilitaria na condução e manejo durante os atendimentos.
O vice-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, aproveitou a ocasião para conhecer o Hospital Regional de Santa Maria. “A estrutura é muito boa, agora a gente tem que estar sempre preocupado em desenvolver os meios para que realmente a população receba o atendimento da qualidade que ela merece. Até porque atendemos aqui também uma grande demanda do Entorno. Nós somos SUS, a gente tem que atender todos que buscam nossas unidades”, afirma.
Monteiro considerou o encontro muito produtivo para identificar algumas questões e avalia que algumas coisas o presidente só pode verificar in loco, o que precisa ser trabalhado, o que precisa ser melhorado, sempre com a administração e conversando com os servidores e colaboradores. “Os colaboradores precisam participar do processo de melhoria, pois ela depende muito, diria quase 100% do engajamento do profissional, que é a pedra fundamental em qualquer mudança”.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, conduziu a visita na unidade e acredita que essas ações enriquecem muito, pois é a hora em que é possível repassar as demandas dos colaboradores para o presidente do Instituto, que pode verificar de perto as necessidades do hospital.
A presidente do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos, considera a visita do presidente e vice-presidente do IgesDF importante para acolher a demanda dos usuários e trabalhadores da unidade HRSM.
“Eles trouxeram informações positivas para a implantação de políticas públicas em saúde voltadas à saúde do trabalhador, melhorias nos ambientes de acolhimento aos usuários, entrega de novos equipamentos para o atendimento e mais tecnologia de Inteligência Artificial com objetivo de melhorar a comunicação interna e eficiência do giro de leitos e qualidade do atendimento”, avalia.