Hospital Regional de Santa Maria teve aumento de 71% no número de elogios recebidos

Hospital Regional de Santa Maria teve aumento de 71% no número de elogios recebidos

De janeiro a maio deste ano, foram 261 manifestações positivas dos usuários da unidade

Jurana Lopes

Prestar um atendimento humanizado e de excelência para a população é uma das principais metas do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Apesar dos inúmeros desafios e da alta demanda de pacientes, a unidade hospitalar tem cumprido seu papel com maestria. A prova disso é o aumento do número de elogios que o HRSM tem recebido.

De janeiro a maio de 2024, o Hospital Regional de Santa Maria recebeu um total de 261 elogios, um aumento de 71% se comparado ao mesmo período de 2023, onde foram registrados 152 elogios e se comparado com o mesmo período de 2022, o aumento foi de 125%, quando foram registrados 116 elogios.

HRSM recebe 261 manifestações positivas na Ouvidoria do GDF de janeiro a maio. O aumento é de 71% comparado com mesmo período de 2023. Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

“Esses números refletem o comprometimento dos colaboradores, ações e projetos implementados na unidade, que sempre visam uma melhor assistência à saúde. Por isso, valorizar essas pessoas, todos os colaboradores, se torna uma busca incessante da Ouvidoria”, explica o coordenador de Transparência e Ouvidoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Leonardo Maciel.

Na avaliação do gestor, o elogio tem um papel importantíssimo na motivação e no reconhecimento de um bom serviço prestado pelo colaborador. Os números demonstram que o HRSM tem aumentado significativamente o quantitativo de elogios registrados e deixado a população cada vez mais satisfeita com o serviço ofertado no hospital.

Segundo a chefe de Ouvidoria do HRSM, Fabrícia Morais, entre os setores mais elogiados de janeiro a maio deste ano, estão o Humanizar, que desempenha um papel crucial ao fornecer informações e orientações aos pacientes e visitantes; o Serviço de Odontologia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, que demonstra o compromisso com a qualidade do cuidado bucal oferecido aos pacientes.

Humanizar aparece em primeiro lugar dentre os setores mais elogiado pelos usuários do HRSM. Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Além disso, está o Núcleo de Atendimento responsável pelas recepções de diversas áreas do hospital, o que demonstra um alto padrão de eficiência e atenção às necessidades dos usuários.

“É inspirador ver esses setores sendo elogiados e reconhecidos pelo seu trabalho dedicado em prol do bem-estar dos pacientes e da comunidade. Elogios têm um poder incrível de motivar e inspirar as pessoas. Quando os colaboradores são reconhecidos pelo seu trabalho e esforço, eles se sentem valorizados e encorajados a continuar dando o seu melhor”, avalia.

Serviço de Odontologia foi bastante elogiado pelos usuários e aparece em segundo lugar no ranking das manifestações positivas. Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Além disso, na percepção de Fabrícia, os elogios ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo e fortalecem os laços entre os colegas. “Reconhecer e elogiar as conquistas dos profissionais não só melhora o clima organizacional, mas também aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho”.

A Ouvidoria do HRSM fica ao lado da portaria principal do hospital e funciona de 9h às 12h e de 14h as 17h para o atendimento presencial. Toda a equipe está preparada para atender o público e receber elogios, críticas ou sugestões do público de forma acolhedora e humanizada. Além disso, é possível fazer o registro das manifestações através do Participa DF e da Central 162, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h as 21h. Sábado, domingo e feriado das 8h às 18h. Ligação gratuita para telefone fixo e celular.

Núcleo de Atendimento é responsável pelas recepções de vários setores do HRSM. Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Valorização

Segundo Maciel, o projeto de Valorização do Elogio da Ouvidoria, criado pelo Núcleo de Ouvidoria do HRSM, iniciará a sua implementação em meados de julho, e conta com algumas iniciativas para dar a publicidade, relevância e enfoque nesses colaboradores, setores e unidades tão empenhados que são alvo de elogios dos usuários. “Pensamos que o colaborador motivado produz muito mais. Esse projeto visa mirar um holofote para que todos se sintam abraçados e valorizados”, afirma.

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