O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) abriu as portas para profissionais de saúde da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno Sul (RIDE Sul) durante a semana de 02 a 06 de outubro de 2023. Médicos e enfermeiros dos municípios da região tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em atendimento de urgência e emergência pediátrica por meio do Matriciamento de Urgência e Emergência Pediátrica, realizado no Centro de Simulação Realística do HRSM.
O Matriciamento em Saúde, um termo que tem ganhado destaque no cenário da assistência médica, representa uma abordagem inovadora na produção de cuidados de saúde. Um novo modo de produzir saúde, no qual duas ou mais equipes de saúde, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
A Dra. Débora Larissa Cruvinel, chefe de Serviços Médicos da Pediatria do HRSM, destaca a importância desse treinamento. “Hoje, aproximadamente 50% dos atendimentos pediátricos realizados no HRSM são provenientes da RIDE Sul. As cidades de Valparaíso, Novo Gama e Luziânia lideram em número absoluto de atendimentos pediátricos em nosso hospital. Em muitas dessas cidades não contam com pediatras em suas emergências, impactando diretamente o atendimento à população pediátrica da região sul do Distrito Federal, que depende do HRSM para atendimentos de emergência pediátrica”.
O Matriciamento
O Matriciamento contou com a expertise de profissionais de destaque, incluindo Dra. Débora Larissa Cruvinel, Chefe de Serviços Médicos da Pediatria do HRSM; Dra. Maurisa Rosa Santos, Boxista Emergencista da Pediatria do HRSM; Dr. Fernando Martins, Boxista da Pediatria do HRSM; Layana da Silva Lopes, Enfermeira e Chefe de Serviços de Enfermagem do Pronto Socorro Infantil do HRSM; Ranielly Pereira de Oliveira, Enfermeira Rotineira do Pronto Socorro Infantil; Clemilson Silva Marques Santana, Enfermeiro do Pronto Socorro Infantil; Ana Paula Nunes de Souza, Enfermeira do Pronto Socorro Infantil; e Deborah Susanne Freire Paz, Técnica de Enfermagem do Pronto Socorro Infantil.
O cronograma detalhado incluiu recepção dos participantes, sessão de boas-vindas, apresentação dos participantes e ministrantes do treinamento, aulas teóricas, coffee breaks. As atividades incluíram simulações clínicas de atendimento pediátrico e estudos de caso, proporcionando aos participantes uma série de experiências práticas. As turmas foram limitadas a 15 pessoas, garantindo uma atenção personalizada e eficaz durante o treinamento.
O Matriciamento de Urgência e Emergência Pediátrica foi bastante elogiado pelos participantes. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços entre as equipes de saúde da região e compartilhar conhecimento na área, visando a melhoria do atendimento e o desfecho positivo das crianças atendidas.
Confira a galeria de fotos! Click no link: