Cinquenta e dois trabalhadores do IgesDF participaram de palestra sobre produtividade e análise de dados, realizada nesta terça-feira, 23 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Antes de dar início à apresentação, a superintendente do HRSM, Eliane Souza de Abreu aproveitou para enfatizar que os encontros se tornarão rotina de forma a integrar os participantes e, assim, conhecer o que todo mundo produz dentro das áreas. “E possa trocar experiências e amadurecer a produtividade, o modelo de gestão e gestão de processos”, explicou Abreu.
O primeiro a se apresentar foi Ronaldo Lima Coutinho, chefe do Núcleo do Central Tático de Resolutividade (NUCTR), área responsável por orientar a população e fiscalizar o serviço multiprofissional. “Nós vamos apoiar os gestores nas resoluções dos casos dos pacientes e nas demandas dos setores”, destacou.
Em seguida, se apresentou o chefe do serviço de Medicina de Emergência, Felipe Augusto de Oliveira, que falou sobre as produções e indicadores do Pronto Socorro Adulto (PSA), que, atualmente, conta com equipe multiprofissional e três especialidades: clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. “Em relação à procedência dos pacientes, 77% é de Santa Maria e 23% do Gama”, destacou Oliveira. “É extremamente importante a iniciativa, conseguimos entender os nossos dados e assim encontrar formas de melhorar o serviço”, acrescentou.
Para o chefe da UTI adulto, Alberto Gurgel de Araújo, é crucial realizar encontros periódicos para apresentar os indicadores dos setores em busca de melhorias. “É crucial para o serviço e a integração com diversas áreas e traz ganhos ao paciente. Os indicadores refletem o trabalho de todas as equipes em prol de um bem maior”, disse.
Ao todo, foram apresentados os indicadores do NUCTR, do PSA e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.
Indicadores
Segundo os indicadores do NUCTR, No primeiro trimestre deste ano, o número de bandeiramento vermelho da clínica médica caiu consideravelmente, em janeiro registrou 25 e em março caiu para 17. Já cirurgia geral e a ortopedia registraram 14 bandeiramentos em janeiro deste ano e caiu para 4 em março.
Em relação À UTI adulto, entre janeiro e abril deste ano, a área de psicologia registou 2.042 atendimentos, incluindo de pacientes e familiares. No mesmo período, o serviço social totalizou 243 atendimentos, odontologia registrou 5.081 atendimentos e a fonoaudiologia 420 atendimentos.
Além disso, a equipe da farmácia clínica da UTI adulto teve como principal atividade desenvolvida, o acompanhamento farmacoterapêutico, seguida por intervenção farmacêutica e reconciliação medicamentosa. Enquanto a terapia ocupacional teve como principal resultado a melhora no quadro de desordem em aspectos cognitivos e emocionais.