Setor passou por readequações para continuar realizando atendimentos durante a pandemia
Com uma média de 700 atendimentos mensais, o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial (SEOCB) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passou por diversas adequações para manter todos os serviços funcionando durante a pandemia do novo coronavírus.
Entre os serviços estão o atendimento de urgências, centro-cirúrgico de trauma de face, cirurgia bucomaxilofacial, atendimento de pessoas com necessidades especiais e de pacientes internados na UTI.
A unidade é referência em serviço para Região de Saúde Sul, sendo que as vagas são geridas pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde, o qual executa o agendamento que deve ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS).
“A odontologia é uma profissão exercida em benefício da sociedade, cabendo aos seus profissionais zelar pela saúde e pela dignidade do paciente. Por isso, a equipe tem reforçado o uso de equipamentos de proteção individual como protetores faciais, máscaras N95 e os consultórios passam por uma desinfecção entre os atendimentos, de maneira a garantir a segurança de todos”, ressaltou a chefe substituta do SEOCB, Nelcy Vilarinho.
SERVIÇOS – O SEOCB é formado por um corpo clínico composto por 19 cirurgiões dentistas, 10 técnicos em higiene dental, um auxiliar administrativo, além dos residentes de odontologia multidisciplinar em Terapia Intensiva e de Cirurgia bucomaxilofacial. No local, há cinco consultórios clínicos e sete cadeiras odontológicas.
A unidade conta com seis serviços. São eles o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Cirurgia Bucomaxilofacial – Deformidades de Face – Centro Cirúrgico (CC), Odontologia Hospitalar (OH), Odontologia Intensiva, Radiologia Odontológica e Pronto-Socorro.
A unidade conta com os seguintes ambulatórios de especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral, estomatologia. Realiza também atendimento de pacientes com disfunção temparo-mandibular (DTM), cirurgia bucomaxilofacial de pacientes com traumas e tumores faciais, bem como correção de deformidades de face.
Há também laserterapia, odontopediatria, ortodontia para cirurgia ortognática, atendimento de pacientes com deficiência, atendimento clínico e cirúrgico aos internados e com comprometimentos sistêmicos nas clínicas, no pronto-socorro e nas UTIs.
Outros serviços são a realização de radiografias odontológicas extra e intraorais com laudos e atendimento de urgências e emergências hospitalares e de trauma de face.
Texto: Ailane Silva/Ascom IGESDF