Desde setembro de 2022 o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realiza o Acolhimento às gestantes na segunda quinta-feira de cada mês. A divulgação é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Maria, onde é realizado o pré-natal. Lá, a gestante toma conhecimento do Acolhimento realizado pelo HRSM. “Na UBS, a equipe multiprofissional acompanha as gestantes no pré-natal. Acima da trigésima semana de gestação, elas são encaminhadas para o Acolhimento”, explicou a gerente da maternidade do HRSM, Ivonete Rodrigues. “A visita ao hospital de referência do parto é preconizado pela Rede Cegonha. No HRSM, aproveitamos o momento de acolhimento para mostrar o serviço que será prestado à gestante durante a internação para a realização do parto, até a alta”, complementou. Foi assim que a Jacilene Lídia Da Cruz Silva, de 33 anos, que está em sua quarta gestação, à espera do Arthur, teve conhecimento do acolhimento realizado pelo hospital. “Eles me ligaram e avisaram a respeito do Acolhimento do HRSM. Me interessei e resolvi participar“, resumiu.
Ao chegar no hospital, as gestantes são reunidas no auditório, assistem às palestras realizadas pela equipe multiprofissional que compartilha dicas e informações, com o objetivo de sanar dúvidas referentes à gestação, ao trabalho de parto e ao puerpério. “Gostei quando enfatizaram que fariam de tudo para nos ajudar durante o parto e adorei apresentação de fisioterapia”, compartilhou Jacilene. Os acompanhantes das gestantes também foram convidados para participar. “Além de trazer conforto a elas, os acompanhantes têm a oportunidade de também aprender e dar todo o suporte que precisarem”, ressaltou Wendel Reis Da Silva, de 33 anos.
Com a presença da equipe multiprofissional, o Acolhimento cumpre papel essencial ao trazer conforto e sanar as dúvidas das gestantes. “Nós podemos passar segurança para a parturiente a respeito do trabalho de parto e do puerpério”, observou Ivonete. No encontro, são abordados vários temas: “O que faz o farmacêutico clínico?”, Nutrição na gestação, Aspectos psicológicos na gestação, entre outros. A equipe da Farmácia, da Nutrição, da Psicologia, da Fisioterapia, do Serviço Social, da Fonoaudiologia, da Terapia Ocupacional e da Enfermagem palestrou.
Em seguida, as mães são direcionadas para conhecer as três áreas do hospital: o Banco de Leite, a Maternidade e o Centro Obstétrico. “Aqui é o momento que temos para mostrar a elas que existe uma equipe preparada para prestar todo o auxílio necessário”, ressaltou a gerente da maternidade do HRSM. Mariela Souza de Jesus, presidente do IgesDF explicou que o HRSM é hospital referência em partos de alto risco, conta com Maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, a única da Região Sul. “O HRSM recebe pacientes de todo o Distrito Federal e Entorno. No centro obstétrico foram realizados 3.721 partos em 2022. Já na UTI Neonatal, foram 24.066 procedimentos, somados os de fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social” disse.