O Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizará o segundo mutirão de Frenectomias Orais, no dia 15 de fevereiro. O mutirão será realizado para atender a uma demanda da Secretaria de Saúde do DF. “O objetivo é zerar a fila de espera para procedimentos cirúrgicos de frenectomia”, afirma o cirurgião bucomaxilo do HRSM, José William Santos de Oliveira Pinto.
O primeiro mutirão ocorreu em outubro de 2022, quando foram realizados mais de 30 procedimentos em bebês, crianças e adultos. Ao longo de todo o ano passado, foram 510 frenectomias realizadas no HRSM. O Serviço de Odontologia do hospital é atualmente o único a oferecer vagas específicas para este tipo de procedimento. “Já temos 30 pacientes confirmados para fazer o procedimento no próximo mutirão e a capacidade será de 50 frenectomias”, ressalta o cirurgião dentista.
No segundo mutirão, a equipe de cirurgiões bucomaxilos, intensivistas e odontopediatras se mobilizará para receber e atender a demanda encaminhada pela Secretaria de Saúde. Para participar, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e passar por uma avaliação odontológica, na qual será constatada a possível necessidade do procedimento. “Dessa forma, o paciente será encaminhado via regulação para participar do mutirão de frenectomias do HRSM”, explica o cirurgião.
A frenectomia lingual é um procedimento cirúrgico realizado para remoção do freio da língua nos casos de anquiloglossia, mais conhecida como língua presa. Em bebês, a anquiloglossia pode afetar a amamentação, a deglutição e até mesmo a respiração. E em crianças e adultos pode prejudicar a fonação, ou seja, o trabalho muscular para a fala. Já a frectomia labial é realizada nos casos de encurtamento do freio ou comprometimento do posicionamento correto dos dentes. Quando há prejuízo fonético, somente o procedimento cirúrgico não é capaz de corrigir a fala, sendo imprescindível o acompanhamento e tratamento realizado por um fonoaudiólogo. “Esse acompanhamento será importante para a correta reabilitação e o restabelecimento adequado das funções orofaciais do paciente”, detalha José William.
Mariela Souza de Jesus, presidente do IgesDF destaca a importância de ações como essa, que atendem a uma questão específica e possibilidade resolver a situação de saúde de muitas pessoas. “Mutirões como esse são capazes de, muitas vezes, zerar a fila de determinadas questões relacionadas à saúde”, esclarece.
Serviço:
Mutirão de Frenectomias Orais do HRSM
Para realizar a frenectomia, o paciente deve ser levado, no caso de crianças, ou procurar, se adulto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, passar por uma avaliação odontológica, na qual será constatada a possível necessidade do procedimento. Se o paciente necessitar da intervenção será encaminhado, via regulação, para participar do mutirão de frenectomias do HRSM.