Os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) agora terão uma proteção bucal para utilizarem durante sua internação. A medida vai ocorrer graças a uma plastificadora a vácuo, doada pelo Rotary Club Park Way – Águas Claras. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (21).
“Na UTI temos pacientes que, por conta do déficit neurológico ou pelo uso de sedação, eles têm algum reflexo de mordedura. Então, eles mordem tubos, lábios e até mesmo bochecha. Com a plastificadora disponível na UTI conseguimos moldar e fazer uma prótese de silicone, tipo uma placa, pra evitar essas mordeduras”, explica a dentista hospitalar do UTI Amanda Muniz.
Além da plastificadora a vácuo e das placas de silicone, também foi doada uma máquina de soda, utilizada para fazer bandas ortodônticas e ganchos nos aparelhos de cirurgias ortognáticas.
O vice-presidente do Rotary Club Park Way – Águas Claras, Cléber da Silva Francisco, destacou o impacto da chegada dos materiais para os pacientes da UTI. “Estamos doando materiais aparentemente pequenos, mas que farão a diferença no dia a dia destes pacientes”, afirma.
Esta já é a segunda doação dos rotarianos à equipe de Odontologia do HRSM. A parceria começou em maio, com a entrega de materiais de apoio para auxiliar no tratamento de deformidades de face, tratados pela Cirurgia Bucomaxilofacial.
Parceria e benefícios
Segundo a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Erika Maurienn, o Rotary Club Park Way- Águas Claras é um grande parceiro do HRSM, pois ele sempre nos ajuda com materiais que são padrão ouro dentro da Odontologia e que dão maior suporte na assistência e benefício dos pacientes.
“Com esta plastificadora vamos evitar que nossos pacientes internados na UTI mordam involuntariamente e causem pequenos ferimentos bucais. O Rotary sempre nos ajuda com o que há de mais moderno e inovador na área e quem sai ganhando são os pacientes. É um prazer imenso receber estes materiais”, agradece Maurienn.
Rotary Club
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários em ação em busca de mudanças na comunidade e no mundo. “É um prazer imenso poder servir e poder ajudar um hospital público. Sabemos que o governo faz sua parte, mas se todos nós estendemos a mão, toda a população será beneficiada, principalmente os que mais precisam”, reitera o presidente da Comissão de Prestação de Serviços Humanitários do Rotary Club Park Way – Águas Claras, Clarindo Rocha.