Receber os pacientes de forma acolhedora e atenciosa nas emergências, ambulatórios e recepções do Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Este é o objetivo do projeto Humanizar, implementado em todas as unidades geridas pelo IgesDF, com profissionais treinados para fazerem uma escuta qualificada dos pacientes e seus familiares, sanarem dúvidas e orientarem sobre o atendimento da demanda de cada um deles.
Ter um colaborador treinado para acolher o paciente logo na entrada da unidade hospitalar dá mais segurança e tranquilidade, estreita o caminho que o paciente percorre durante sua permanência no hospital, além de oferecer apoio e demonstrar empatia aos usuários.
O Humanizar é desenvolvido pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do IgesDF. Conta hoje com 82 colaboradores. O projeto é norteado por diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. “O projeto Humanizar é de fundamental importância para o acolhimento digno de nossos usuários, está presente 24 horas por dia nas portas de entrada do Pronto Socorro e Ambulatório do Hospital de Base e do HRSM e também durante o dia em todas as UPAs do DF. A equipe é treinada para dar apoio e demonstrar empatia aos usuários que buscam nossas unidades”, ressalta a diretora da Diep, Emanuela Ferraz.
Logo que são admitidos, os colaboradores do projeto passam por uma integração teórica, quando aprendem sobre os fluxos, rotinas e principais demandas que irão enfrentar no dia-a-dia das unidades hospitalares. Em seguida, são direcionados para o treinamento, quando têm a oportunidade de vivenciar as rotinas e colocar em prática todas as orientações que receberam. Os novos colaboradores são sempre acompanhados por profissionais já experientes, que além de supervisionar e multiplicar o conhecimento em relação aos fluxos e rotinas das unidades, contribuem para o desenvolvimento de habilidades como empatia, escuta qualificada e resolutividade, atributos indispensáveis para o exercício do cargo. “A Humanização é fundamental no trato ao usuário do Sus, até mesmo porque cada individuo está lidando com questões relacionadas à saúde, além disso o trato humanizado tem sido um dos pontos comuns de reforço nas estratégias do IgesDF para otimizar o atendimento”, disse Mariela Souza de Jesus, presidente do Instituto. Além do treinamento inicial, os colaboradores participam de cursos e palestras para reciclar as informações e resgatar a sensibilidade exigida na função.