Em mais uma etapa de sua missão de promover o atendimento humanizado, a Gerência Geral de Humanização e Experiência do Paciente, por meio do Programa Humanizar, promoveu uma ação no último dia 8 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa teve a finalidade de realizar um momento de interação entre as mulheres presentes, fossem elas pacientes em internação, acompanhantes ou colaboradoras.
Segundo Mariana Lacerda, chefe do Núcleo de Humanização, “o evento levou em consideração a conjuntura de fragilidade que estão vivenciando todas as mulheres internadas no HSol, muitas vezes sendo impedidas de celebrar um dia que é dedicado à força e impacto da vida das mulheres para a sociedade de uma maneira geral, bem como as que se dedicam ao cuidado do outro diariamente na unidade”.
Foi realizada uma serenata para todas as mulheres presentes e a entrega de uma lembrancinha, com o intuito de valorizar a integralidade, inclusive a emocional, psicológica e espiritual, de cada uma ali presente. Além disso, a ideia era fazer com que as mulheres não se esqueçam da importância que têm para a sociedade. A emoção ficou estampada na reação de todas as presentes, que se sentiram comovidas com as canções e com a homenagem.
“Poder vivenciar momentos como esse é reconhecer a importância de se enxergar, de enxergar o ser humano como um todo, já que o envolvimento emocional com a criação do vínculo interpessoal tornam-se importantes nos processos de cuidado e saúde”, completou Mariana.
Programa Humanizar
O Núcleo de Humanização é responsável pela gestão do Programa Humanizar, realizando o acolhimento inicial nas portas de acesso, estreitando os elos de comunicação entre os usuários externos e internos aos serviços prestados pelo IgesDF.
Sua missão é promover a humanização em todas as instâncias do atendimento ao cliente, valorizando a empatia, o respeito, a comunicação efetiva e a qualidade do cuidado prestado, promovendo uma experiência mais positiva e centrada nas necessidades dos usuários nas unidades de saúde geridas pelo IgesDF.
O atendimento humanizado vai além da prestação de cuidados médicos, ele envolve o estabelecimento de uma relação de confiança entre profissional e paciente, levando em consideração suas experiências, sentimentos e valores. A humanização também se preocupa com a comunicação clara e acessível, oferecendo um atendimento mais empático, respeitoso e centrado no paciente.
HSol e a emergência de dengue
O IgesDF assumiu a gestão do Hospital Cidade do Sol há pouco mais de um mês, com o objetivo de responder à emergência causada pelo aumento dos casos de dengue no DF. Com uma taxa média de ocupação de 90%, o Hospital Cidade do Sol oferece atendimento exclusivo para pacientes com dengue que necessitam de internação.