
Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está abrindo novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica no Hospital de Base (HBDF) e leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Pediátricos (UCIP) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A iniciativa tem o propósito de atender a alta demanda por conta da sazonalidade infantil para síndromes respiratórias.
No Hospital de Base, que já contava com 20 leitos de UTI Pediátrica, já foram criados, nesta quinta-feira (10), mais dez leitos exclusivos para atender casos mais graves de crianças com síndromes respiratórias. “O Hospital de Base sempre está a postos para atender as necessidades da Secretaria de Saúde do DF. Diante disso, estamos fazendo uma ação temporária, enquanto durar a sazonalidade das síndromes respiratórias”, afirma o superintendente do HBDF, Dr. Guilherme Porfírio.
Para que fosse possível realizar o acréscimo desses novos leitos, o HBDF recebeu o empréstimo de berços pediátricos do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e monitores do Hospital da Criança de Brasília (HCB). “Todo o processo de mudança e ajuste dos aparelhos foi estrategicamente montado para garantir a segurança, o conforto e o bom tratamento dos pacientes”, explicou Guilherme.

O esforço para a criação de novos leitos vem para que seja possível ajudar a população do Distrito Federal a enfrentar com menor impacto e mais qualidade a sazonalidade infantil de síndromes respiratórias. “A ideia é deixar esses leitos para o atendimento pediátrico enquanto durar a sazonalidade”, conclui Guilherme.
Já no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), está sendo organizada a abertura de 15 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários Pediátricos (UCIP) que são considerados como semi-intensivos. “São leitos destinados a pacientes semicríticos que precisam de cuidados intensos, porém de gravidade intermediária, que necessitam de monitorização e avaliação contínua”, explica a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.
Os 15 novos leitos de UCIP do HRSM ficarão localizados no 1º andar da unidade, onde já funcionam as enfermarias de Pediatria e Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed). Os leitos devem estar disponíveis para receber pacientes até o fim da semana que vem. “Foi feita uma compra emergencial e estamos aguardando a chegada dos itens necessários para montar a UCIP. Estamos unindo todos os esforços para garantir o atendimento de todas as crianças que buscam atendimento médico em nossas unidades”, completou Eliane.