Davidyson Damasceno/IgesDF
Hoje começou a ser traçado o futuro do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) para os próximos anos. Na manhã desta quinta-feira (5), ocorreu o primeiro encontro de gestores para a construção do Planejamento Estratégico Quadrienal 2024-2027 do instituto.
A Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional está à frente do projeto, por meio do Núcleo de Projetos Estratégicos (Nupre). “O trabalho será construído de forma abrangente, inovadora e tecnicamente orientada, permitindo oportunas reflexões e a harmônica alocação de nossos recursos humanos, financeiros e físicos”, resumiu a chefe do Núcleo de Projetos, Michely Ribeiro. “É o planejamento estratégico que fará com que o nosso instituto caminhe para o crescimento sem perder a sua identidade ao longo do trajeto”, afirmou. A Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Institucional está suboordinada à Superintendência de Planejamento e Qualidade.
Edivan da Silva, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, destacou a ampla participação dos diversos setores do instituto. “Precisamos alinhar os objetivos de absolutamente todas as áreas do IgesDF para construirmos um planejamento estratégico tão longo”, afirmou. Durante a primeira reunião, houve ampla participação dos gestores presentes, todos das áreas administrativas do instituto. O próximo encontro será no dia 10 de janeiro, com gestores do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Davidyson Damasceno/IgesDF
O coordenador do Compliance, Eduardo Sousa, também elogiou a iniciativa. “Elaborar o planejamento estratégico é uma de nossas missões. O IgesDF foi criado para pensar diferente, para entregar um atendimento de excelência, e este planejamento é fundamental para cumprirmos nosso propósito”, ressaltou.
Por fim, o diretor vice-presidente do IgesDF, Cleber Sipoli, destacou a confiança depositada no IgesDF. “Estamos aqui traçando o melhor caminho para alcançarmos nossos objetivos. Desejo que sejam dois dias de muitos debates e de muita construção”, afirmou.
Davidyson Damasceno/IgesDF
Em seguida, foram apresentados detalhes sobre a construção do planejamento estratégico quadrienal. E abordadas questões como estrutura do IgesDF, responsabilidades, contratos de gestão, monitoramento de indicadores, mitigação de riscos, implementação de processos, além de análise de dados e controle de resultados.
Após as duas reuniões de gestores, será realizado um workshop e, posteriormente, definidos os nomes para a criação do Grupo de Desenvolvimento e Monitoramento do Planejamento Estratégico Quadrienal. O prazo final para apresentação do projeto é 31 de março.
Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail nupre@igesdf.org.br, com a chefe do Núcleo de Projetos, Michely Ribeiro.
Confira o vídeo:
Alessandro Praciano/IgesDF