Representando a Coordenação de Transparência e Ouvidoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a chefe da Ouvidoria do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Fabrícia Morais, participou do XXVII Congresso Brasileiro de Ouvidores, que teve como tema “A Ouvidoria e o compromisso ético: metas e resolutividade”. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, nos dia 2, 3 e 4 de setembro.
Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), o Congresso selecionou 34 pôsteres sobre boas práticas em Ouvidoria realizadas em todo o Brasil. Fabrícia esteve presente apresentando o projeto “Café com Ouvidoria”, realizado no Hospital Regional de Santa Maria, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, teve o reconhecimento do trabalho apresentado no evento por meio de certificado entregue pela ABO.
“Foi bastante importante participar do Congresso Brasileiro de Ouvidores. É um momento de muita troca de conhecimento e experiências de boas práticas realizadas nas Ouvidorias em todo o Brasil. Me sinto orgulhosa de representar neste evento a Coordenação de Transparência e Ouvidoria na pessoa de Nathália de Pina e minha equipe do Núcleo da Ouvidoria HRSM”, afirma Fabrícia Morais.
Na edição de 2024, a ABO Nacional inova em trazer os trabalhos realizados por Ouvidorias de todo o país para serem compartilhados com os profissionais durante o XXVII Congresso Brasileiro de Ouvidores, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
Foram selecionados mais de 30 trabalhos de Ouvidorias que atuam em 17 cidades de dez estados brasileiros e estão representadas nos trabalhos que foram expostos durante o Congresso.
A exposição retrata experiências de ouvidorias de várias cidades brasileiras, com seus cases, atividades, conquistas, práticas inovadoras, projetos e reflexões que foram compartilhados com os participantes do Congresso, conferindo visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos profissionais no dia a dia de sua atuação. A programação do Congresso reservou um momento especial para os autores apresentarem seus trabalhos à Comissão Científica e demais interessados.