Aprimorar a assistência prestada a crianças portadoras de condições crônicas complexas de saúde, Esse é o principal objetivo da série de estudo multidisciplinar com 21 palestras que começou a ser apresentada nessa sexta-feira (14) no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), uma das 15 unidades de saúde pública administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal — IgesDF.
A capacitação vai até dezembro envolvendo os profissionais da equipe do Serviço de Cuidados Prolongados Pediátricos — SECPP. Também conhecido pela sigla UPC Ped, o setor surgiu em outubro de 2019, para cuidar exclusivamente de crianças com doenças crônicas complexas, como são chamadas as que acometem severamente um ou mais sistemas do corpo, a exemplo de paralisia cerebral e síndromes genéticas.
Ética e qualidade
Com o título “O Cuidado às Crianças Portadoras de Condições Crônicas Complexas”, o ciclo de estudos foi motivado pela “necessidade de aprimorar o conhecimento sobre o perfil dos pacientes assistidos na SECPP”, afirmou a médica pediatra Lara Meira, uma das palestrantes.
De acordo com a especialista, as doenças crônicas são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que em geral apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolve mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que usualmente não leva à cura.
“Buscamos aprimorar a assistência com qualidade, ética e excelência, criando condições para a formação, educação permanente e desenvolvimento de habilidades dos profissionais de saúde em uma área tão singular”, detalhou.
Palestras presenciais e on-line
As palestras são realizadas sempre às 7h30 para facilitar a participação presencial ou on-line dos profissionais. “Nesse horário, as crianças estão dormindo, permitindo a presença deles nas atividades”, esclareceu a enfermeira e chefe dos serviços de Enfermagem da UCP Ped, Raquel Oliveira, a primeira palestrante da série. Ela inaugurou o estudo multidisciplinar com a apresentação do setor até as 8h.
Na avaliação da Chefe do Serviço de Enfermagem, a série de estudos permitirá aprimorar os cuidados prestados aos pacientes com doenças crônicas. As crianças e seus familiares agradecem.