Confira a galeria de fotos/ Crédito: Alberto Ruy IgesDF
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nesta quarta-feira (29), o encerramento da 1ª turma do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL). A cerimônia aconteceu no auditório do Sebrae Lab e reuniu gestores das 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pelo instituto.
Criado em agosto de 2024, o PDL tem como objetivo aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos líderes do IgesDF. Ao longo de nove encontros, os participantes discutiram temas como comunicação, gestão de conflitos, liderança, gerenciamento de tempo e gestão da mudança.
A gerente-geral de Pessoas do IgesDF, Eliane Silvestre, destacou a importância do programa para o fortalecimento das equipes. “A nossa intenção é capacitar os líderes cada vez mais. Isso faz parte do nosso planejamento estratégico e é uma das nossas metas”, afirmou.
O diretor-presidente interino, Cleber Monteiro, parabenizou a todos e reforçou a relevância da formação contínua para os gestores. “Liderança não é apenas seguir um manual. Liderança quer dizer exemplo, quer dizer proficiência, quer dizer demonstrar realmente que está conduzindo um processo. O líder é aquele que constrói, que está sempre à frente e que tem a capacidade de ouvir e encontrar caminhos”, disse.
O evento contou com a presença da alta gestão do IgesDF, como o diretor-presidente interino Cleber Monteiro, o diretor de administração e logística, Rubens de Oliveria, a gerente geral de pessoas, Eliane Silvestre, o superintendente de Qualidade e Melhorias de processos, Clayton Sousa, o superintendente das Upas, Francivaldo Souza, a gerente geral de assistência UPH, Irene Lima, a gerente corporativa de Desenvolvimento Humano, Nildete Dias e Mariana Marques, representante da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep).
Para Otávio dos Santos, da UPA do Gama, participante do PDL, o programa teve um impacto positivo. “O Programa de Desenvolvimento de Liderança contribuiu muito para minha vida profissional e minha carreira como gestor. Pude aplicar ensinamentos do programa na realidade da UPA, como feedback, treinamento, escuta qualificada e comunicação efetiva. Essas ferramentas ajudam a gestão a ser mais estratégica, resultando em uma equipe mais engajada e dedicada.”
Ele também destaca a importância da iniciativa do Instituto na capacitação dos gestores. “O Instituto, ao capacitar os gestores, impacta diretamente a qualidade do serviço prestado ao usuário do SUS, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.”
Após a entrega dos certificados, os participantes assistiram a um vídeo com mensagens motivacionais dos palestrantes e participaram de um coffee break oferecido pelo Banco de Brasília, que também promoveu o sorteio de brindes.
Agora, o PDL segue com uma nova turma, desta vez voltada para gestores das unidades administrativas e hospitalares do instituto.