O compromisso com a excelência no atendimento de saúde é uma busca constante do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). No mais recente esforço para aprimorar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Instituto, a Coordenação de Corregedoria segue promovendo cursos de capacitação direcionadas aos gestores das unidades.
Dia 11 de agosto, a UPA do Núcleo Bandeirante recebeu o treinamento focado no exercício do poder disciplinar. No último dia 25, foi a vez da UPA de Planaltina sediar a capacitação. A ação visa aperfeiçoar a atuação dos gestores, prevenindo comportamentos excessivos ou omissos, e garantindo que suas responsabilidades sejam cumpridas de forma plena.
O principal objetivo da capacitação é preparar os gestores para lidar de maneira adequada com situações que exijam intervenções disciplinares. Afinal, a busca por um ambiente de trabalho efetivo e disciplinado reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
Para alcançar essa meta, a Corregedoria do IgesDF desenvolveu o POP (Procedimento Operacional Padrão) para Gestores, um documento que estabelece os direitos e deveres dos colaboradores, atribuições de responsabilidades e diretrizes procedimentais.
Esse documento apresenta-se como uma versão simplificada do Regulamento de Procedimento Disciplinar. Nele, encontram-se orientações passo-a-passo que devem ser seguidas quando uma irregularidade é cometida por um colaborador e não há dúvidas sobre autoria e materialidade da infração. O POP para Gestores estabelece diretrizes claras, consistindo em um guia prático para as medidas que devem ser adotadas em tais situações.
A Coordenadora da Corregedoria do IgesDF, Vanessa Tchelzoff, ressalta a importância desses cursos para o conhecimento e a troca de experiências. “A ida à ponta para realizar a capacitação dos gestores é uma experiência muito rica para a Corregedoria também, por ser um momento para conhecermos um pouco mais os espaços, os processos de trabalho e a equipe de cada unidade. Certamente essa interação refletirá positivamente na qualidade das nossas apurações e recomendações.”, afirma Tchelzoff.
“Achei super válido o treinamento”, ressalta Angela Figueiredo, gerente da UPA de Planaltina. “Diariamente, lidamos com situações que necessitam ser intermediadas e nem sempre sabemos como agir e a quem direcionar. O treinamento com a supervisora Vanessa foi de grande valia, uma vez que ela passou todas as informações e tirou todas as dúvidas que tínhamos. E o melhor: o treinamento foi em loco, o que nos deixou mais à vontade para tratar de assuntos relacionados à nossa unidade”, complementou a gerente.
Além das UPAs do Núcleo Bandeirante e Planaltina, a capacitação já beneficiou a equipe das UPAs de Ceilândia e de Ceilândia II. Agora, as próximas etapas desse projeto abrangerão as UPAs de Brazlândia, Gama, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Vicente Pires.