Em resposta ao alarmante aumento de casos de dengue no Distrito Federal, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) está implementando medidas rigorosas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas unidades administradas. Com um aumento de, 646% nos casos em relação a 2023, a situação demanda ações urgentes.
“Reconhecemos a gravidade da situação e estamos comprometidos em proteger a saúde e o bem-estar de nossos pacientes, colaboradores e comunidade em geral, inclusive solicitamos o reforço da dedetização das unidades, voltada especificamente ao combate do mosquito, que será realizada nos próximos dias em todas as unidades do Instituto, assim como oficiamos à SES-DF, pedindo a aplicação de FUMACÊ em determinadas áreas de nossas unidades.” explicou Gustavo Magno da Cruz, Gerente Geral – Corporativo.
Ainda, segundo a Gerência Geral de Logística de Serviços e Gerência Operacional do IgesDF, as ações adotadas pelo Instituto são:
Inspeções Regulares: O IgesDF realiza inspeções frequentes em todas as áreas dos estabelecimentos, incluindo jardins, galerias, telhados e áreas comuns, para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.
Manutenção Preventiva – Higienização e Conservação: Reforço nos esforços de limpeza para evitar acúmulo de água em recipientes ou áreas propensas à proliferação de mosquitos.
Treinamento e Conscientização: Treinamentos periódicos com a equipe garantem que todos estejam cientes dos sinais e sintomas da dengue, além das medidas preventivas.
Comunicação aberta: Informações claras e atualizadas são fornecidas sobre a situação da dengue no DF e as medidas preventivas adotadas nas unidades do IgesDF.
Colaboração com Autoridades Sanitárias: Contato com autoridades de saúde locais para receber orientações atualizadas e colaborar em iniciativas de combate à dengue.
“A prevenção da dengue é uma responsabilidade compartilhada, contamos com a colaboração de todos os membros internos deste Instituto. A Gerência Operacional e os Núcleos de Hotelaria estão disponíveis para identificar focos e pontos de risco,” destacou Lucas dos Santos Lustosa, gerente Corporativo.
Lucas destaca que o IgesDF possui em vigência um contrato que prevê o combate a pragas e vetores, sendo que a partir de março entra em vigor um novo contrato exclusivo para tal fim que visa melhorar o serviço prestado, reforçando o compromisso com a segurança da comunidade.
“Estamos atentos e comprometidos em manter um ambiente seguro e saudável para todos. Continuaremos monitorando de perto a situação e ajustando nossas medidas conforme necessário, Nos colocamos à disposição de todos para juntos enfrentarmos e superarmos esta situação.” conclui Gustavo Magno da Cruz.