O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu início, nesta quarta-feira (21), ao Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL). O evento de abertura, realizado no auditório da Polícia Civil, contou com a presença de 263 gestores que ocupam cargos de liderança nas unidades administradas pelo IgesDF, fruto de uma parceria entre a Gerência Geral de Pessoas (GGPES) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP), que são as principais áreas envolvidas na implementação do programa.
O objetivo do PDL é capacitar os gestores em competências técnicas e comportamentais consideradas cruciais para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. Durante a abertura, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, destacou a importância do projeto e suas bases em governança clínica, com foco na gestão de pessoas e na importância do cuidar dos colaboradores, capacitar e reter talentos. “A nossa perspectiva é fazer vocês melhorem tanto no ambiente de trabalho, como no ambiente pessoal”, destacou o presidente do Instituto.
A gerente Geral de Pessoas, Elaine Silvestre, também participou da abertura, ressaltando a importância da capacitação e reforçou a necessidade do envolvimento de todos no programa para alcançar os objetivos traçados.
Durante o evento, foi apresentado o cronograma das atividades, com encontros presenciais previstos para todas as quartas-feiras, entre os dias 28 de agosto e 30 de outubro. As sessões serão conduzidas por palestrantes convidados, tanto internos quanto externos, abordando temáticas variadas a cada semana.
“Vamos trabalhar diferentes aspectos que são essenciais para a liderança, com uma abordagem prática e focada no dia a dia dos nossos gestores”, explicou Tatiane Marra, chefe do Núcleo de Gestão de Desempenho e uma das palestrantes do dia.
A Chefe do Núcleo de Segurança do Paciente, Samara Leal, também falou importância da acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no contexto das atividades do IgesDF. “A acreditação é um processo que exige comprometimento e liderança. Por isso, é importante que nossos gestores estejam preparados para esse desafio”, afirmou.
Inicialmente, o Programa terá como foco principal os gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), visando fortalecer a liderança nas áreas que estão na linha de frente do atendimento das Upas. Após essa fase inicial, o programa será expandido para incluir gestores de outras áreas do instituto, abrangendo tanto setores assistenciais quanto administrativos, garantindo que todos os líderes do IgesDF sejam capacitados de maneira ampla e consistente para atuar com excelência em suas respectivas funções.