Nesta quinta-feira (29), o diretor-presidente do Instituto, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., e o oncologista do Hospital de Base do DF, Bruno Sarmento, participaram do Global Fórum Regional de Oncologia do Distrito Federal. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do CREA-DF, e reúne líderes da saúde, especialistas e representantes de instituições-chave para discutir e traçar estratégias para a implementação eficaz da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
O diretor-presidente do IgesDF durante a abertura do eventoenfatizou a relevância do fórum não apenas para debater políticas públicas, mas também para atrair investimentos essenciais à área de oncologia no Distrito Federal. “Além desse Fórum, discutir essas questões de políticas, diretrizes, vem também para trazer investimentos. Tenham certeza que nós gestores, médicos, iremos fazer o possível para que tenhamos sucesso nessa linha de cuidados”, destacou Lacerda Jr. em sua fala.
Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer do DF e Câmara Legislativa do DF, o evento conta com apoio de diversas entidades, todas em prol dos pacientes oncológicos no Distrito Federal.
O fórum traz discussões centrais, como os desafios para a implementação da política no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer e a atenção à oncologia pediátrica. A iniciativa visa, principalmente, mobilizar esforços para garantir o direito dos pacientes a um tratamento adequado e oportuno, buscando transformar a política nacional do câncer em uma realidade funcional e acessível.
Bruno Sarmento reforçou a importância de um evento regional para a área de oncologia. “O cenário oncológico no Distrito Federal exige uma abordagem integrada e colaborativa. Este fórum nos permite discutir os principais desafios e propor soluções concretas que impactem positivamente a vida dos nossos pacientes”, afirmou.
A expectativa é que os debates e proposições do evento sirvam de base para que o Distrito Federal avance na implementação de ações concretas, garantindo acesso igualitário ao tratamento oncológico e, consequentemente, contribuindo para a diminuição da incidência e mortalidade por câncer na região.
Confira a programação aqui!