Buscando promover saúde e bem-estar a todos os seus colaboradores, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) oferece ginástica laboral em todas as suas unidades. A iniciativa faz parte do projeto Acolher, do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUVID), que oferece também uma variedade de atendimentos gratuitos e acessíveis para os profissionais.
Cada dia da semana, o educador físico do IgesDF, Mir Rodrigues, vai até uma das unidades de saúde administradas pelo Instituto e faz as sessões de ginástica laboral. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), as aulas são sempre nas terças-feiras e passam por vários setores.
“A ginástica laboral influencia a gente a quebrar esse paradigma do sedentarismo. Com a ginástica laboral, você trabalha os pontos estratégicos onde se acumula muita tensão em relação às dores cervicais, coluna, lombar. E acaba que o mês todinho você sempre na mesma posição, os mesmos movimentos, você não para um minuto ou dois minutos para você se alongar e se autodeliberar, essa é a palavra. Então, a importância da ginástica laboral é incentivar a atividade física”, explica Mir Rodrigues.
Segundo o educador físico, a prática gera um bem-estar e relaxamento nos colaboradores, além disso, retira a cultura de se automedicar por qualquer dor, pois eles criam a percepção de que muitas vezes, basta um bom alongamento que a dor vai passar. Além disso, o momento gera descontração entre as equipes.
A psicóloga Sabrina Saraiva participa toda semana da ginástica laboral que ocorre no HRSM e gosta muito do momento. “Acho que as pessoas deveriam valorizar mais, porque isso é uma conquista para nós colaboradores. O Mir é um professor nota 10 e é um momento de relaxamento, de autocuidado, que é o que a gente precisa, faz bem para a nossa saúde mental”, avalia.