O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nesta quinta-feira (29), a segunda edição do Encontro de Jovens Aprendizes, que reuniu 42 jovens que fazem parte da equipe do Instituto em todas as unidades: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades administrativas do PO700 e a Unidade Central de Administração, no SIA. O evento foi voltado para auxiliar no desenvolvimento profissional dos jovens e teve como tema nesta edição: “Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho”.
Jales Barreto, psicólogo, palestrante do evento e colaborador do Núcleo de Gestão de Desempenho (NUGED), iniciou as atividades com uma dinâmica para poder conhecer um pouco dos participantes utilizando um rolo de barbante que era jogado para cada um, que nesse momento, falava seu nome e algo que gostava de fazer. Ao final da dinâmica, o barbante se tornou um emaranhado que significava o emaranhado das emoções juntas, já que estas nunca trabalham sozinhas.
Para poder visualizar melhor a função de cada emoção e a necessidade de estarem em equilíbrio e funcionando em conjunto, Jales passou para os jovens verem o filme Divertida Mente (2015) da Disney/Pixar.
“Nosso objetivo é para que os aprendizes saibam como lidar com as emoções no ambiente de trabalho através do conhecimento da inteligência emocional” destacou Jales Barreto.
Para Raphaela Braga, assessora do NUGED, encontros como esse são importantes para que os jovens possam ver que eles não são os únicos que precisam lidar com essas situações. “Queremos que nossos jovens aprendizes entendam as questões do dia a dia dentro e fora do ambiente profissional e nós que já estamos dentro do mercado de trabalho também sentimos várias emoções e precisamos aprender a lidar com elas” explicou Raphaela.
Joice Kelly, jovem aprendiz do Núcleo de Pessoas Upas e Centro de Distribuição (NUPUH) gostou do assunto do treinamento. “Foi muito importante para aprendermos sobre os nossos sentimentos e a controlá-los no ambiente de trabalho. Com o aprendizado hoje, poderemos mudar a nossa postura com o autoconhecimento”, afirmou.