IgesDF promove workshop sobre proteção de dados
Nesta segunda-feira (13), foram realizados dois workshops sobre proteção de dados no IgesDF para os colaboradores das sedes administrativas do Instituto. Foram debatidos conceitos básicos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), princípios, bases legais, atores, aplicabilidade da legislação, assim como vazamento e boas práticas de proteção de dados. Os encontros ocorreram no Auditório do PO 700.
“Todos nós temos responsabilidades e devemos colaborar com a segurança dos dados tratados dentro do IgesDF – tanto dos colaboradores quanto dos pacientes”, ressaltou a Encarregada pelo Tratamento de Dados (DPO), Bruna Carvalho Cruz de Oliveira, que ministrou o workshop. Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Lei 13.907, de 2018, surgiu uma preocupação ainda maior com a proteção da privacidade e a regulamentação das melhores práticas de proteção de dados dentro das empresas e órgão públicos. Desde 2020, o IgesDF tem implementado boas práticas de governança em privacidade. “Tudo para que possamos cumprir o que determina a LGPD”, acrescentou.
“A LGPD é uma legislação nova, que visa trazer maior transparência e segurança no tratamento dos dados pessoais, com uma mudança cultural da organização institucional. A nova legislação traz uma proteção maior para dados relacionados à saúde, que são considerados dados sensíveis, sendo muito importante no âmbito do IgesDF”, destacou Bruna. A DPO esclareceu dúvidas dos colaboradores e ressaltou a importância da realização deste tipo de workshop. “Muitas pessoas tratam os dados de forma errada por não saberem dos riscos e dos impedimentos previstos na lei”, concluiu.
“A comunicação e o treinamento são pilares do Compliance”, afirmou o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa. “Temos de ter muito cuidado com as informações pessoais de nossos colaboradores e as relacionadas aos nossos pacientes, tratadas principalmente pelas áreas assistenciais”, enfatizou. “O IgesDF está empenhado em cumprir o que prevê a LGPD”, finalizou Eduardo Corrêa.
Para a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, o debate sobre a LGPD é de extrema importância. “Temos nos preocupado e implementado medidas para cumprir o que prevê a lei, com foco na proteção de nossos colaboradores e de nossos pacientes”, garante.
Serão realizados workshops semelhantes para os colaboradores das áreas assistenciais, que atuam nas unidades de saúde geridas pelo Instituto: Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).