O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho (COSEG), está promovendo em junho uma série de ações junto aos colaboradores de todas as unidades com o intuito de promover a importância do autocuidado como condição para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
A COSEG é responsável por coordenar os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) dentro do IgesDF e tomou a iniciativa dessa ação com foco na saúde mental dos colaboradores como fator de prevenção ao adoecimento por transtornos de ordem emocional. A questão tem sido fator de preocupação da medicina laboral e do mundo corporativo por já ser a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil.
Com o tema Autocuidado: uma condição indispensável para a qualidade de vida e trabalho, psicólogos da COSEG, em parceria com profissionais do Projeto Acolher/NUVID, também do IgesDF, discutem com os colaboradores os fatores relativos aos cuidados individuais e coletivos da saúde, abordando como influências internas e externas podem impactar no olhar do sujeito sobre si mesmo e, consequentemente, em suas práticas de cuidado dentro e fora do ambiente laboral.
“Vivemos hoje em um mundo de múltiplas exigências, onde o trabalhador não pode mais ser visto apenas como produtor. Nós, como agentes de segurança no trabalho, precisamos reconhecer o quanto as emoções influenciam nos índices de acidente, sendo a prevenção nessa área algo também fundamental para a empresa, por isso a relevância de tratar o autocuidado como algo essencial”, comentou o coordenador da COSEG, Lúcio Flávio Marins.
A agenda de ações iniciou no dia 7 de junho, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia I, a primeira a ser alvo da ação. A rodada de conversas está alcançando todas as Unidades de Pronto Atendimento, o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e o Hospital Cidade do Sol. Abaixo, veja a programação completa.