
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP), em parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) realizou, nesta quinta-feira (20), no auditório do Hospital de Base, a recepção oficial da sétima turma do Programa de Residência Multiprofissional. O evento marcou a chegada de 28 novos residentes, distribuídos entre as especialidades de nutrição, fisioterapia, enfermagem e farmácia.
Além de apresentar a estrutura do programa e seus regulamentos, a cerimônia contou com a entrega de uniformes aos profissionais. Segundo o gerente de Ensino da DIEP, Paulo Estevão, a iniciativa busca valorizar os residentes e proporcionar mais identidade ao grupo.
“São 14 residentes do primeiro ano (R1) e 14 do segundo ano (R2). Após dois anos de formação, eles saem com o título de especialista”, explicou.
De acordo com Emanuela Ferraz, diretora da DIEP, a entrega do uniforme para os residentes é uma maneira de trazer mais identidade e valorização para esses profissionais. “São residentes que dedicam nas unidades do IgesDF e que merecem ser valorizados e acolhidos. É importante que eles aprendam com os melhores tutores e criem um laço com o atendimento realizado no Sistema Único de Saúde”, declarou Emanuela.

Esta foi a primeira vez que os residentes receberam os uniformes de forma padronizada, algo que, segundo Paulo Estevão, reforça o compromisso do IgesDF com a qualificação profissional. “Queremos demonstrar que estamos comprometidos em melhorar o programa e oferecer suporte aos residentes durante esses dois anos intensos de formação. Fornecer os uniformes só foi possível graças ao apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa. Nosso objetivo é garantir que os residentes tenham um ambiente de aprendizado mais estruturado e possam aproveitar ao máximo essa experiência”, lembrou.
Atuação nas unidades do DF
Os residentes atuarão majoritariamente no Hospital de Base, onde farão rodízios entre as unidades de Oncologia e Urgência e Emergência. Além disso, terão a oportunidade de realizar estágios optativos em instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Hospital das Forças Armadas (HFA), o Hospital da Criança de Brasília (HCB) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
“Eles fazem rodízios nessas unidades, mas a maior parte do tempo será no Hospital de Base. Com isso, conseguimos oferecer uma formação mais completa, com experiências diversas dentro da rede de saúde do DF”, destacou Égle Pires chefe do núcleo de ensino.
Código de ética do IgesDF e estrutura da residência

Durante a recepção, os residentes também participaram de uma palestra conduzida por Juliana Bandeira e Lorena Mayla, da Coordenação de Compliance e Governança do IgesDF, que apresentaram o Código de Ética do Instituto. Cada profissional recebeu uma cópia do documento para consulta. Em outro momento, os residentes fizeram um tour pelo Hospital de Base e foram orientados sobre as normas do programa de residência, carga horária e funcionamento da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU).
O programa exige uma dedicação dos participantes incluindo dois dias na semana voltados ao eixo teórico, sob supervisão de preceptores e tutores. “Nossos profissionais acompanham os residentes em todas as áreas do programa, garantindo que a formação seja sólida e alinhada às boas práticas da área da saúde”, concluiu Paulo Estevão.
Os 28 residentes multiprofissionais que receberam os uniformes durante o evento são: Aline Souza, Amanda Sena, Amanda Araujo, Ana Alves, Ana Paz, Andressa Bomfim, Angélica Anjos, Beatriz Gonçalves, Bianca Pontes, Bianca Silva, Brenda Moreno, Bruna Suzuki, Geissyanne Jesus, Giovanna Miguéis, Iara Gonçalves, Jacqueline Buchud, Julia Lima, Julia Segatelli, Katherine Santos, Letícia Mendes, Nádhyla Araujo, Raquel Mesquita, Renata Paiva, Robson Júnior, Thaís Neri, Tiago Brant, Wallace Braga.