Apresentar nova resolução que trata sobre a gestão e fiscalização de contratos, e otimizar a atuação do fiscal são os objetivos da ação
Cerca de 160 fiscais de contratos, além de gestores e demais colaboradores participam até esta quarta-feira, 11, de capacitação sobre gestão e fiscalização de contratos, baseada na Resolução da Diretoria Executiva (RDE) 033, aprovada no último mês e, que tem como instrumento disciplinar as atividades de gestão e de fiscalização da execução contratual.
Eduardo Corrêa, Coordenador de Compliance e Governança, destacou que o intuito principal desse treinamento é trazer segurança jurídica para o IGESDF e criar uma padronização dos processos para mitigar riscos. “No que se refere ao trabalho do Compliance, entendemos que esse documento vai trazer uma gestão de riscos mais eficiente para o IGESDF, o que vai ser de extrema relevância nesse trabalho de fiscalização, Também cumprimos com as disposições dos pilares de gestão de riscos e gestão de terceiros do nosso programa de integridade do IGESDF”, disse.
O Controlador Interno, Daniel Lima, ressaltou a importância da Resolução que fortificará a primeira linha de controle, tornando as ações dos gestores e fiscais de contrato mais seguras.
Márcia Regina de Jesus, gerente Geral de Administração, esclarece que essa é a primeira vez que é criada uma resolução específica para gestores e fiscais. Para ela, a resolução, na prática, torna mais claro o papel do fiscal do contrato, porque “ele vai conhecer de fato qual é o trabalho dele, o que ele vai ter que fazer diante das suas atribuições. Além disso, também houve a modificação em relação ao gestor do contrato, que a partir de agora vai ser a Gerencia de Contratos”, explicou. Segundo a gerente, “antes o gestor do contrato era oriundo da área demandante, que é a área que solicita o serviço ou produto. A partir de agora o gestor está ligado à Gerência de Contratos e o fiscal está ligado diretamente à área demandante”.
Para Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do IGESDF, e solicitante da RDE, otimizar a execução de todos os contratos é fundamental para que o IGESDF estabilize toda a sua estrutura de contratação e evite despesas desnecessárias e até mesmo execuções equivocadas, “conscientizar o fiscal da sua função e dar subsídios para que ele atue da melhor maneira possível é fundamental para a nova fase que desejo implementar no IGESDF, por isso solicitei a publicação, implementação da Resolução e a capacitação dos trabalhadores” disse.
A capacitação foi coordenada pelo Compliance e Governança com apoio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), Diretoria de Administração e Logística (Dalog) e Controladoria Interna. Os participantes receberão certificado.
TREINAMENTO – O curso está sendo realizado de forma presencial, no auditório do PO700. Os inscritos estão sendo distribuídos em turmas pelo Núcleo de Educação Corporativa, conforme a capacidade do auditório. A carga horária é de quatro horas e cada colaborador deverá comparecer na data e horário designado no e-mail de confirmação de inscrição.