O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu mais um passo em sua reestruturação administrativa com a integração de novas áreas à unidade do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Para marcar esse momento, um café da manhã especial foi realizado nesta sexta-feira (4), promovendo um ambiente acolhedor para os colaboradores realocados e reforçando os objetivos estratégicos da mudança.
O principal objetivo da reestruturação é aproximar as áreas da assistência, ligadas à Diretoria de Atenção à Saúde (DIASE), das áreas operacionais, coordenadas pela Diretoria de Administração e Logística (DALOG). De acordo com o Diretor de Administração e Logística, Rubens Pimentel, “essa mudança busca melhorar a comunicação e a integração entre as equipes, otimizando os fluxos de trabalho e fortalecendo a atuação conjunta das diretorias”. Além disso, também visa oferecer melhores condições de trabalho para as assessorias de Relações Institucionais (Asrei), Ouvidoria, LGPD e Compliance, que agora contam com um espaço mais adequado e funcional.

O evento contou com a presença do Diretor-Presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, do Vice-Presidente interino, Túllio Cunha Nogueira, do Diretor de Administração e Logística, Rubens Pimentel, do Diretor de Atenção à Saúde, Rodolfo Lira, e da Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz. Juntos, eles apresentaram a nova configuração organizacional e os benefícios esperados com essa redistribuição de equipes. Também participaram superintendentes, gerentes, chefes de núcleo e todos os colaboradores dos prédios SIA I e SIA II.
O remanejamento foi conduzido pela DALOG em parceria com a Superintendência de Engenharia e Arquitetura. Os critérios adotados incluíram a necessidade de readequação dos espaços físicos, a sinergia entre as equipes, e a priorização de áreas estratégicas que demandam maior interação. Também foram considerados aspectos técnicos, como infraestrutura disponível e melhor aproveitamento dos ambientes.
Uma nova configuração
Com a reestruturação, o prédio do SIA II passou a abrigar toda a equipe da Superintendência de Administração e Logística, centralizando suas operações. Já o prédio do SIA I passou a reunir tanto a Diretoria de Atenção à Saúde quanto a Diretoria de Administração e Logística bem como algumas assessorias ligadas à Diretoria Presidencial, promovendo uma integração mais efetiva entre as áreas. “Essa unificação facilita a tomada de decisões e a execução mais ágil das atividades, refletindo diretamente na eficiência das entregas”, disse Rubens.

Os colaboradores se mostraram motivados e valorizados, especialmente pela presença da alta gestão durante o evento. Para a coordenadora de Transparência e Ouvidoria, Natália De Pina, a mudança trouxe avanços significativos: “Agora temos uma sala individual para o tratamento de denúncias, garantindo mais sigilo e privacidade. Além disso, o ambiente está melhor estruturado, o que impacta diretamente no clima organizacional e na produtividade da equipe.”
Além de proporcionar espaços mais adequados para o desempenho das funções, a reestruturação também atende a diretrizes de governança e segregação de funções, aspectos fundamentais para o alinhamento com as boas práticas exigidas pelos órgãos de controle.

Ainda segundo Rubens, estão em andamento estudos de realocação e reestruturação de outros setores, com o objetivo de aproximar ainda mais as áreas estratégicas. “A intenção é continuar promovendo melhorias contínuas, tanto nos espaços quanto nos fluxos de trabalho, garantindo maior efetividade na gestão institucional”, garantiu.
Avanços no Centro de Distribuição

Após o encontro, o Diretor-Presidente Cleber Monteiro realizou uma vistoria na unidade do SIA II, verificando de perto as melhorias estruturais implementadas. Durante a visita, ele também esteve no Centro de Distribuição do IgesDF, um espaço estratégico para a logística hospitalar, que conta com galpões equipados com câmaras frias e estrutura verticalizada para armazenagem.
A superintendente de Administração e Logística, Bárbara Santos, destacou os avanços obtidos com a modernização do Centro de Distribuição. Segundo ela, a verticalização do espaço aprimorou o gerenciamento de insumos hospitalares, como medicamentos e materiais, garantindo mais agilidade e segurança no abastecimento das unidades assistenciais gerenciadas pelo instituto: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).