O quadro do IgesDF está ganhando um reforço de peso: a chegada de 250 residentes para atuarem em todas as unidades geridas pelo instituto – Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Recepção dos Residentes da Turma de 2023 começou nesta quinta-feira (2). “São muitos campos de atuação e de aprendizagem dentro do IgesDF. Precisamos de vocês para reforçar o atendimento à nossa população”, ressaltou a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, durante a solenidade de abertura. Presente no evento, a diretora executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Inocência Rocha da Cunha Fernandes, deu as boas vindas aos residentes. “Precisamos muito de vocês. Aproveitem esta oportunidade para crescerem e para se especializarem”, destacou.
“Contem com o apoio de todo o instituto. Vocês nos ajudarão a melhorar continuamente a saúde e desejamos muito sucesso nesta nova etapa!”, afirmou o diretor de Assistência à Saúde do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda. “O IgesDF está de braços abertos para receber vocês em todas as nossas unidades!”, acrescentou a diretora de Inovação Ensino e Pesquisa (Diesp), Emanuela Ferraz.
“As Upas hoje compõem a atenção secundária no sistema de saúde. Vocês são muito bem vindos! Nas UPAs, poderão aprender e também contribuir muito”, enfatizou a superintendente de Atenção Pré-Hospitalar do IgesDF, Nadja Carvalho. “Todos nós desejamos muito sucesso nesta caminhada que iniciam hoje. Que seus dias como residentes sejam promissores”, finalizou a superintendente do Hospital Regional de Santa Maria, Elaine Souza de Abreu.
Serão dois dias de acolhimento dos 250 novos residentes. A programação inclui mesas redondas e palestras. “O intuito deste evento é proporcionar uma imersão, para que os residentes entendam como funciona o sistema IgesDF e também a residência médica”, resumiu o chefe do centro cirúrgico e coordenador assistencial do Hospital de Base, o médico Alexandre Jorge.
Ao longo desta quinta-feira, a programação abrange temas como a residência em saúde e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A última palestra do dia tratará da educação permanente. “Falaremos sobre a importância dos projetos de educação no Brasil e no mundo, assim como da educação e capacitação dentro do IgesDF, dos diversos cursos que realizamos e das simulações realísticas. É um incentivo para que os novos residentes conheçam e participem dos eventos que a Diep promove”, explicou o chefe do Núcleo de Educação Permanente, Paulo Estevão, que ministrará a palestra.
Na sexta-feira (3), o evento continua com temas como o programa de gerenciamento de antibióticos, os desafios da qualidade de vida e o sistema de busca em base de dados.
Até abril, outros 250 nos residentes serão admitidos pelo IgesDF.