Os jovens aprendizes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participaram nesta quinta-feira (27) do “Encontro Aprendiz”, um evento focado em desenvolvimento profissional. A iniciativa busca proporcionar novos conhecimentos e formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.
O “Encontro Aprendiz” reuniu os cinquenta e cinco jovens que atuam nas unidades do IgesDF – incluindo o Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), treze Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as unidades administrativas como PO700 e UCAD (Unidade Central de Administração). O evento é cuidadosamente planejado para não interferir no período escolar, dividindo os participantes em turnos matutino e vespertino sem comprometer suas obrigações diárias, criando assim uma experiência de aprendizado mais inclusiva e adaptada à realidade desses jovens.
“O encontro foi pensado para que os jovens possam aprender e se desenvolver profissionalmente, principalmente no que diz respeito aos princípios da organização, condutas e comportamentos, para que possam levar essa base para qualquer instituição que futuramente possam fazer parte”, destacou Raphaela Braga, assessora do Núcleo de Gestão de Desempenho (NUGED) do IgesDF.
Raphaela explicou que, com dados das avaliações de desempenho enviadas pelos gestores sobre as necessidades e desenvolvimento dos jovens, a equipe pôde planejar todo o cronograma e as atividades tratadas no encontro.
Eduardo Corrêa, coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, foi um dos palestrantes do encontro. Ele preparou uma palestra atrativa e cheia de dicas profissionais, na qual abordou o programa de Integridade do IgesDF e destacou a importância do respeito, da cooperação e do comportamento ético no ambiente de trabalho. “Recomendo a leitura completa do código de ética da instituição, para que vocês entendam o que o IgesDF espera de vocês”, enfatizou Eduardo.
O “Encontro Aprendiz” pode inspirar os jovens a se tornarem profissionais dedicados e éticos. “Nossa meta é que eles saiam daqui com uma visão corporativa, que possam contribuir para um ambiente de trabalho mais assertivo e íntegro”, concluiu Eduardo.
Foram discutidos temas como iniciativa, pontualidade, comprometimento, assiduidade e qualidade no trabalho. “É essencial conhecer bem a organização, buscar capacitação contínua e estar sempre investindo em conhecimento. Nunca deixem de estudar”, aconselhou Eduardo.
Os jovens também tiveram seu momento de perguntas e feedback, preencheram um questionário onde puderam avaliar seus gestores, contaram o que mais gostam no seu ambiente de trabalho e avaliaram seu próprio desempenho.
Além das palestras, os jovens participaram de dinâmicas de grupo que promovem o trabalho em equipe e habilidades interpessoais. Para os jovens, o evento foi uma oportunidade única, “Achei a iniciativa excelente. Participar do Encontro Aprendiz me ajudou a entender melhor sobre onde trabalho e o que esperam de mim”, disse Paulo Henrique Santos, aprendiz da Ascom. “As palestras foram muito esclarecedoras e as dinâmicas de grupo realmente nos ensinaram a trabalhar melhor em equipe.”