O Núcleo de Laboratório Clínico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu o primeiro Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais de 2022 do Controle de Qualidade para Laboratórios (Controllab), que tem como proposta promover um padrão de excelência no ambiente laboratorial.
O processo do laboratório é dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica consiste na coleta e triagem. Na fase analítica, as amostras são processadas e os exames realizados. Já na fase pós-analítica, o laudo é emitido. “O Controllab avalia a fase analítica do laboratório”, detalha a chefe no Núcleo de Laboratório Clínico do HRSM, Flávia Mendes Xavier. “O laboratório depende da gestão de seus resultados, que são avaliados por ensaios de proficiência, para obter o controle interno de qualidade”, acrescentou a analista da Qualidade do HRSM, Larissa Danielly Viana Lopes.
Desde 2021, o Núcleo de Laboratório Clínico do HRSM participa de avaliações periódicas com ensaios de proficiência para conquistar o certificado. A conquista do certificado contou com o apoio da Coordenação de Insumos Laboratoriais do IgesDF.
Em conjunto com os responsáveis pelos setores de Bioquímica, Microbiologia, Hematologia, Imunologia, Parasitologia e Urinálise do HRSM, a equipe do Núcleo de Laboratório Clínico realiza ações de treinamento, reciclagem e acompanhamento dos colaboradores. “Tudo para que a confiabilidade nos resultados do laboratório seja mantida, evitando as não-conformidades”, acrescentou Larissa Danielly.
O Núcleo de Laboratório Clínico do HRSM conta hoje com 87 colaboradores, entre farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório, assistentes administrativos e recepcionistas.