No mês de setembro, as UPAs de Brazlândia, Vicente Pires e Recanto das Emas receberam treinamento do programa liderado pela Corregedoria do IgesDF. O objetivo principal é garantir que os gestores possam exercer seu poder disciplinar com eficácia e responsabilidade em todas as ações.
Vanessa Tchelzoff Mascarenhas, Coordenadora da Corregedoria, destaca a importância dessas iniciativas, enfatizando que “um poder disciplinar bem exercido garante um ambiente de trabalho íntegro, respeitoso e livre de excessos. As capacitações visam orientar e coibir práticas de assédio ou perseguição, bem como evitar a ocorrência do perdão tácito pela inércia do gestor, assegurando transparência e justiça nos processos disciplinares”.
Além de preparar os gestores, a Corregedoria tem aproveitado a oportunidade para divulgar o Regulamento de Procedimento Disciplinar por meio de cartazes, com QR Code, fixados nas paredes. A partir desse documento foi elaborada uma versão simplificada, chamada “POP (Procedimento Operacional Padrão) para Gestores”, que serve como um guia passo a passo para os gestores tomarem as providências corretas quando necessário.
A Gerente da UPA de Vicente Pires, Carolina Correa Gomes, ressaltou: “Os esclarecimentos sobre o Regulamento de Procedimentos Disciplinares foram extremamente relevantes, reforçando as orientações sobre o poder disciplinar. Além disso, foram apresentadas ferramentas de conciliação, como o Termo de Compromisso Funcional. O organograma do Fluxo de Apuração Disciplinar para Gestores trouxe clareza ao processo, solucionando dúvidas e promovendo uma comunicação mais eficaz entre Gestores e o Núcleo de Pessoas”.
Essas ações já mostraram sucesso em unidades anteriores, como Ceilândia I, Ceilândia II, Núcleo Bandeirante e Planaltina, com melhora na gestão disciplinar e no ambiente de trabalho. Próximas UPAs a receberem capacitação da Corregedoria incluem Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Paranoá, Gama e Riacho Fundo II, com datas a serem definidas.