A manhã desta quarta-feira marcou a posse do integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente e de Assédio no Trabalho (Cipa) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Constituída por trabalhadores que se candidatam e são eleitos, a comissão tem como objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, auxiliando na garantia do equilíbrio entre o trabalho, a saúde e a vida dos trabalhadores.
Prevenção – O IgesDF tem promovido ações preventivas, por meio da coordenação de compliance em parceria com a coordenação de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho (CSSQT), sobre prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho para os novos membros. “Essa foi a primeira edição em que na própria posse foi realizado treinamento para os integrantes da Cipa, de como atuarem na prevenção ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho, e ainda de como agirem caso seja constatado algo neste sentido. Ações preventivas e de proteção ao trabalhador continuarão a ser realizadas, reforçando a importância de ambientes de trabalho saudáveis” disse Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, presidente do IgesDF.
O treinamento, realizado pelo Compliance, vem em atendimento à obrigatoriedade da Lei 14.457/2022, que institui o programa “Emprega + Mulheres” e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os colaboradores foram capacitados acerca do artigo 23 da lei. “Trata das medidas de prevenção e de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho”, explicou o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa.
Para o engenheiro de Segurança do Trabalho do IgesDF, Reginaldo Bueno, a Cipa é fundamental na prevenção de acidentes e de assédio no trabalho. “O tema assédio passou a ser incorporado à Cipa em 23 de março de 2023”, disse. “A Cipa tem o objetivo de trabalhar com equipes de diferentes setores para prevenir acidentes e situações adversas no trabalho”, complementou Bueno. Reginaldo também destacou o papel da Cipa diante da resolução de situações adversas. “Qualquer situação que coloque o colaborador em risco, a Cipa tem total potencialidade para reuni-los e criar um plano de ação para chegar à solução”, destacou.
No momento final da instalação e posse, os novos membros da Cipa receberam certificação.