Um mutirão de saúde bucal foi realizado na quinta-feira (21) por profissionais de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com apoio de estudantes de três universidades que mantêm convênio com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).
O objetivo do mutirão foi chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal. Foram dez horas ininterruptas de trabalho, começando às 8 e terminando às 18 horas. Nesse período, foram atendidos diversos pacientes, que passaram por consultas da estomatologia, que avalia lesões bucais.
Diante da gravidade de alguns casos, os pacientes foram submetidos a biópsias e a exames de imagens por meio de radiografias, ultrassonografias e tomografias. As biopsias foram encaminhadas para o laboratório de patologia do HRSM para devida análise.
Além de cirurgiões dentistas, participaram da campanha alunos de graduação de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário Euroamericano (Unieuro) e Centro Universitário Central Paulista (Unicep).