Tomaram posse, na manhã desta segunda-feira (15), os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da unidade administrativa do IgesDF no PO700. Essa gestão será a responsável pelas ações e campanhas no período 2024/2025.
Integram a nova gestão Gilson Cosme, que assume a função de presidente da comissão, e Juliana von Sperling, vice-presidente eleita em votação interna entre os colaboradores do Instituto. Também fazem parte da nova gestão da CIPA os colaboradores Daniele Lúcia dos Passos, Diego Martins, Patrícia Rocha de Carvalho, Alessandra Menuzzi, Anna Karenina Muniz, Luan Cauê Cruz, Maria José Sampaio, Marcos Moreira Maciel, Paula Paiva e Larissa Catarina Rodrigues.
Durante a cerimônia de posse, Gilson falou sobre a importância da participação da Comissão. “Com o objetivo de observar, avaliar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho, promovendo as medidas que reduzam e eliminem os riscos existentes à segurança do trabalho, agora se multiplica com a CIPA em prol de preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores. Um dos mais importantes papéis é estabelecer o diálogo, a conscientização com os colaboradores da Instituição de forma participativa e almejando melhorias nas condições de trabalho”, disse.
A vice-presidente da CIPA, Juliana von Sperling, também fez uma breve fala, na qual agradeceu os votos que recebeu dos colaboradores da unidade. “Prometo exercer minha função com imparcialidade e firmeza de propósito. As atribuições da CIPA, sejam na segurança do trabalho, e nas medidas quanto a assédio, em todas as suas formas, são fulcrais para termos um ambiente saudável em prol da nossa qualidade de vida e respeito entre todos os colaboradores”, declarou.
Representando a direção do Instituto, a Gerente Geral de Pessoas, Elaine Silvestre parabenizou os novos membros da Comissão e a todos os que votaram para escolher os representantes na eleição. Elaine ressaltou as melhorias que a gestão anterior conquistou no ambiente de trabalho e ressaltou que o trabalho da CIPA deve ir além de avaliar riscos e realizar campanhas.
“Recebi muitos elogios aos membros e atividades da CIPA, principalmente pela abertura que a comissão tinha para os colaboradores e isso é muito importante. O nosso desejo é que vocês estejam abertos a ouvir e a Gestão de Pessoas e toda a Diretoria Executiva estão dispostos a auxiliar no que for necessário”, completou Elaine.
Após o presidente e a vice receberem as faixas dos membros da gestão anterior, foi a vez dos novos membros realizarem as assinaturas dos termos de compromisso com a Comissão. Ao final da cerimônia, o coordenador de Saúde e Segurança no Trabalho, Lúcio Flávio Marins, falou sobre a importância da união dos membros da CIPA. “A união é importante par que seja possível colher frutos. O SESMT está à disposição para ajudar vocês no que for preciso”, finalizou.