O Núcleo de Mobilidade (Numob), em parceria com Núcleo de Educação Corporativa e o Núcleo de Educação Permanente, preparou um treinamento para Solicitação de Transporte Interno de Paciente no sistema Soul MV – PEP.
O treinamento é destinado para a equipe assistencial do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e acontece até 16 de janeiro de 2023.
O curso, que já está disponível na plataforma EAD, tem o objetivo de aprimorar o retorno das solicitações de transporte do paciente. “Essa mudança surgiu da necessidade do Numob em aperfeiçoar o sistema de solicitação de transporte e encontrar um meio facilitador para o paciente”, explica o chefe do Núcleo de Mobilidade do HBDF, Leandro Assis Maia.
Atualmente, o Numob é composto por 118 colaboradores do IgesDF: um chefe de Núcleo; oito enfermeiros; cinco assistentes administrativos; dois recepcionistas; e 102 maqueiros.
Em relação à quantidade de transportes solicitados, entre janeiro e novembro de 2022, o Numob totalizou 59.219 demandas internas.
Davidyson Damasceno/IgesDF
A ideia de criação do sistema de solicitação de transporte interno do Numob recebeu o apoio da assessora da Gerência Administrativa do HBDF, Andreia Raimundo de Oliveira Calabro, da gerente administrativa do HBDF, Marina Souza Rocha e do gerente geral da Unidade Central de Administração (Ucad) do IgesDF, Mauro Sergio Almeida Fatureto.
Para a assessora da Gerência Administrativa do HBDF, Andreia Raimundo de Oliveira Calabro, o objetivo é proporcionar segurança no transporte do paciente e para a equipe. “Desde quem faz a solicitação até quem atende o chamado e realiza o transporte do paciente. Com a mudança, há uma garantia de questão de segurança para a equipe como um todo”, destaca.
Já o gerente geral da Unidade Central de Administração (Ucad) do IgesDF, Mauro Sergio Almeida Fatureto, relembra a época em que a ideia havia sido desenhada. “Diante do aumento da procura do serviço, principalmente, durante a pandemia, foi identificada a necessidade de otimizar os trabalhos de solicitação de transporte e daí foi sugerido o desenvolvimento de um sistema mais eficiente”, ressalta.
As solicitações, que antes eram atendidas por telefone, passarão a ser atendidas somente via sistema Soul MV – PEP, exceto as solicitações emergenciais, que poderão ser feitas pelos ramais do Numob: 8992 ou 9249.
Para se inscrever no curso, basta acessar: https://ead.igesdf.org.br/login/index.php