De extrema importância e necessidade, o Abrigo de Resíduos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deixou de ser um projeto e começou a se tornar uma realidade. Nesta segunda-feira (15), foi realizada a perfuração e concretagem da fundação da estrutura, que vai abrigar todos os resíduos hospitalares não infectantes do hospital. A obra está na fase inicial e tem previsão para ser concluída até o final de junho.
Segundo o superintendente de Engenharia do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Rubens de Oliveira Pimentel, a construção do Abrigo de Resíduos foi tratada como uma prioridade, pois representa um marco regulatório para o HRSM. “Isso demonstra o comprometimento da instituição em lidar de forma responsável com o descarte de resíduos gerados, trazendo grandes benefícios para o meio ambiente”, afirma.
No local serão armazenados resíduos tais como: gesso, luva, esparadrapo, algodão, gazes, compressas, equipo de soro e outros similares, que tenham tido contato ou não com sangue, bolsas transfundidas vazias ou contendo menos de 50 ml de produto residual. Além de resíduos provenientes das áreas administrativas, resíduos de varrição, flores, podas e jardins, dentre outros. Já o lixo infectante possui um abrigo exclusivo.
“Será construído um abrigo externo de resíduos hospitalares do tipo D, que são os resíduos hospitalares que não necessitam de processos específicos relacionados ao acondicionamento, identificação e tratamento”, explica a Gerente de Projetos, Tatiana Tostes
O abrigo de resíduos foi projetado conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se configura como uma obra de grade porte, regularizando o descarte de resíduos do Hospital Regional de Santa Maria. A empresa contratada para a execução da obra por meio de chamamento público é a Civil Engenharia LTDA e o investimento aplicado pelo IgesDF é de R$ 788.793,50.
A obra está sendo acompanhada pela gerente de Fiscalização de Obras do IgesDF, Luana Lucchini. De acordo com ela, trata-se de uma obra bastante relevante ao HRSM, uma vez que estabelece um sistema eficiente de acondicionamento temporário dos resíduos comuns em local coberto e adequado.
“Facilita o recolhimento pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), possibilita a coleta correta das águas residuais provenientes das lavagens dos contêineres, resultando na otimização dos espaços e na melhoria da higiene do local. Assim, essa obra contribui significativamente para diversas melhorias necessárias à instituição”, destaca.
O objetivo da obra é regularizar e fazer o descarte apropriado dos resíduos hospitalares do HRSM. O Abrigo de Resíduos vai ter uma área total de 380 metros quadrados construídos.
“Com o abrigo haverá a melhor otimização dos processos de gestão de resíduos e redução de riscos de acidentes e contaminação. A consequência será gerar ganhos na higiene e na limpeza no ambiente de trabalho, além de mais produtividade e contribuição com as metas de sustentabilidade sem agredir o meio ambiente”, explica o assessor técnico de Engenharia, Vitor Albuquerque.