Música, comidas típicas e decoração compuseram a Festa Junina preparada especialmente pelos profissionais de saúde para os pacientes internados na Ala da Psiquiatria do Hospital de Base (HB), na última sexta-feira (25). Atualmente, a ala de internação da psiquiatria conta com 24 leitos.
Respeitando o distanciamento social e as regras de higiene como o uso de máscaras e higienização das mãos, os pacientes contaram com o som de uma banda ao vivo e se deliciaram com as famosas comidas típicas como milho cozido, pipoca, maçã do amor e curau.
Ainda teve a tradicional brincadeira da boca do palhaço, que foi confeccionada pelos próprios pacientes. A brincadeira, que consiste em tentar atravessar uma bolinha pela boca do palhaço, foi conduzida pelos profissionais da equipe multiprofissional do serviço de Psiquiatria.
“Além de propiciar um momento de descontração aos nossos pacientes em meio a um cenário repleto de desafios, a ideia era também fortalecer as potencialidades individuais de cada um, por meio da criação de vínculos e valorização da saúde mental, tudo isso associado ao exercício da cidadania”, explicou a enfermeira rotineira Kelly Marques, uma das responsáveis pela ação.
O trabalho foi feito também com o apoio dos profissionais do Serviço de Psiquiatria, da residência médica, residência multiprofissional e do SAV (Serviço de Atendimento Voluntário). “É nosso compromisso no atendimento às pessoas com transtornos mentais, que a humanização, cidadania e a inclusão social estejam presentes na prática de todos os colaboradores do serviço de Psiquiatria do HBDF”, acrescentou Kelly.