A Assessoria de Transparência e Ouvidoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) lançou nesta segunda-feira (22) o Portal da Transparência, no site oficial da instituição.
Pública e acessível, a ferramenta permite aos cidadãos acesso a gastos da instituição e garante uma participação ativa nas discussões de políticas públicas, segundo a assessora de Transparência e Ouvidoria, Nathália de Pina. “Com a devida divulgação dos seus atos, especialmente no que diz respeito à aplicação do dinheiro do contribuinte, o instituto está sujeito às ações de auditorias e à análise do público”, garante.
O Portal da Transparência, localizado na aba superior esquerda do site, facilita ainda mais o acesso dos internautas. “Intuitiva e explicativa, a ferramenta tem o objetivo de dar maior publicidade aos gastos com dinheiro público e atender a crescente demanda”, conclui Nathália.
Novos tópicos
O Iges apenas dispunha de uma aba de transparência. Com a atualização, além de informações institucionais referentes a despesas e processo seletivos, foram adicionados três novos temas: legislações, SistCovid — sistema de cadastro para aquisições e contratações emergenciais — e rescisões de contrato de trabalho.
Canal de Denúncias
Para oferecer maior transparência, o Iges-DF também instaurou um canal de denúncias próprio. O cidadão pode registrar sua demanda pelo site do instituto, na aba Canal de Denúncias, localizada na página inicial.