
Nesta quarta-feira (19), no auditório do PO700, sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), aconteceu o 8º encontro do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), abordando o tema “ Gestão de Crises na Saúde”. O evento reuniu 46 líderes do Instituto e contou com palestra do médico e especialista em gestão de crises Luciano Agrizzi, que compartilhou sua experiência na atuação em gestão de crise, negociações e mediações de conflitos. A capacitação teve como foco estratégias operacionais, tomada de decisão em momentos críticos e a importância do equilíbrio emocional para lideranças que enfrentam cenários de alta pressão.
Os líderes do IgesDF presentes no PDL participaram ativamente, relatando suas vivências no enfrentamento de crises em seus setores. Um dos pontos mais marcantes da palestra foi a discussão sobre a “crise da mente”, um desafio constante enfrentado por profissionais que lidam com situações de alta pressão. Agrizzi enfatizou a necessidade de priorizar a saúde mental, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a prática de atividades físicas para manter a estabilidade emocional.
“Há momentos em que somos tão bombardeados que o impacto no nosso psicológico é inevitável. Como gestores, muitas vezes nos cobramos muito, mas quem nos oferece suporte? Precisamos valorizar o papel do líder como ser humano, que também cuida de sua equipe, de sua família e de si mesmo”, pontua Agrizzi.

Negociação em ambientes de saúde
Na segunda parte do encontro, o tema central foi a negociação em ambientes de saúde, com discussões sobre resolução de conflitos, implementação de mudanças organizacionais e a importância dos dados e indicadores na tomada de decisões. “A negociação em saúde deve ser estratégica, baseada em evidências e indicadores que permitam decisões mais precisas e sustentáveis”, destacou o especialista.
Para reforçar o aprendizado, Agrizzi trouxe simulações interativas de negociação em situações de crise, proporcionando aos participantes uma experiência prática do que foi discutido.

Ao encerrar a palestra, ele reforçou a importância da liderança ética e da escuta ativa na gestão de crises. “Transformem a crise em uma oportunidade de excelência na saúde. Torço para que a saúde melhore com líderes que realmente desejam fazer a diferença”, afirmou.
Luciano Agrizzi também parabenizou a organização do evento. ” Quero aqui reconhecer e parabenizar os organizadores do evento. Com certeza é muito propositivo e isso sim é estratégico. Medidas essas inteligentes que acabam proporcionando aprimoramento técnico e de conhecimento com a troca de experiências certamente ganharão grande repercussão do ponto de vista em saúde. E quem tem a ganhar com isso tudo, com certeza, são os colaboradores e, consequentemente, a população. Parabéns pela organização.” finaliza.
O 2º Programa de Desenvolvimento de Liderança está chegando ao final, restando apenas dois temas: “Gerenciamento de Tempo” e “Liderança”. Em breve, o cronograma atualizado será divulgado.