Nesta quarta-feira (22), os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram da segunda edição do projeto Compliance em Foco de 2025. Realizado pela equipe da Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o projeto visa fortalecer o Programa de Integridade do Instituto e identificar oportunidades de aprimoramento nos serviços oferecidos pelas unidades.
“Este ano já fizemos essa ação na UPA de Vicente Pires e agora estamos no Hospital Regional de Santa Maria. O objetivo principal é reforçar acerca do cumprimento das normas da empresa, orientar as pessoas para que elas conheçam essas normas e as utilizem diariamente”, explica o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa.
“É importante que os participantes sejam disseminadores acerca do que eles aprenderam hoje. De fato, queremos fortalecer o Programa de Integridade, e para isso é fundamental que os colaboradores conheçam as normas que a empresa têm”, completa.
Durante sua apresentação, Corrêa abordou temáticas como o Código de Ética e Conduta do IgesDF, relacionamento interpessoal, Lei Geral de Proteção de Dados, responsabilidade social e destacou pontos importantes da Cartilha de Combate e Prevenção ao Assédio.
O coordenador abordou o que é o assédio, os tipos de assédio, tanto moral quanto sexual, características, consequências e como agir ao se deparar com um caso de assédio.
“A partir das pesquisas e matérias jornalísticas, observa-se um aumento de casos de assédio no país. Diante disso, estamos reforçando as ações de combate e prevenção ao assédio aqui no Instituto, temos uma política e cartilha de combate ao assédio onde incentivamos as pessoas a conhecerem e, sobretudo, façam com que ela funcione de fato”, conclui.
O treinamento foi voltado para os colaboradores da Brigada de Incêndio, Pediatria, Centro Obstétrico, Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed), Núcleo de Central Tática de Resolutividade (CTR) e Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH).
Posteriormente haverá uma nova ação voltada para os colaboradores de outros setores que ainda não participaram. O projeto será expandido para todas as unidades sob gestão do IgesDF ao longo do ano. Essa proximidade garante o cumprimento de normas éticas e fortalece o ambiente de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população.