Foi dado o primeiro passo para a futura construção do novo centro cirúrgico do Hospital de Base. A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF (DIVISA), aprovou o projeto de arquitetura entregue pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O centro será construído no Bloco de Ligação do HBDF, que hoje está desativado.
A área possui 2.310 m² e a área de intervenção destinada ao bloco cirúrgico será de 1.775 m². De acordo com o superintendente de Arquitetura e Engenharia, Rubens Pimentel, “o projeto foi elaborado considerando a construção de 16 salas cirúrgicas, planejadas de forma a atender as necessidades de atualização tecnológicas de um Centro Cirúrgico de alta complexidade”.
“A modernização do centro cirúrgico do Hospital de Base é uma necessidade urgente”, destaca Tatiana Tostes, gerente de projetos do IgesDF. “Prevê-se uma renovação completa da infraestrutura predial, visando proporcionar ambientes cirúrgicos mais atualizados e eficientes.” O espaço atual será convertido em uma área de contingência, possibilitando a realização das reformas essenciais para o HBDF.
Projeto arquitetônico
O projeto foi desenhado pela arquiteta Luana Dimas Lucchini Coutinho. De acordo com ela, “das 16 novas salas planejadas, duas serão equipadas como ‘salas inteligentes’, projetadas para realizar cirurgias de alta performance, que possibilitam a integração de equipamentos e informações visando uma maior precisão nos procedimentos.” Além disso, ainda segundo Luana, “o Centro Cirúrgico contará com treze salas de grande porte e uma de porte médio, área de recuperação anestésica com capacidade de 18 leitos, além de espaços designados para apoio da equipe e logística das atividades desempenhadas no setor.” explica Luana.
O próximo passo, que já está em desenvolvimento, é a elaboração dos projetos complementares de instalações elétricas, mecânicas, hidrossanitárias e prevenção e combate a incêndio e, por último, a elaboração das planilhas estimativas orçamentárias.
“Apesar de ainda não termos as planilhas orçamentárias concluídas, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) já garantiu recursos de emendas parlamentares no valor de R$15 milhões”, comemora Pimentel.
Todo o material técnico descrito será produzido na Superintendência de Engenharia e Arquitetura, na Gerência de Projetos do IgesDF e seu prazo de conclusão é no final de julho.