O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF) anunciou, nesta sexta-feira (19), o lançamento do Projeto GAP – Garantia da Produção, uma série de ações destinadas a revitalizar processos e tabelas em todas as unidades sob sua gestão: Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (Upas). O foco abrange áreas cruciais como prescrições médicas, descrições cirúrgicas, procedimentos e contratos de gestão.
“O que fazemos em termos de serviços assistenciais no IgesDF é transformado em produção, quantificada e precificada. Apesar de sermos um hospital público, gerimos pelo SUS e temos uma tabela chamada SIGTAP, que precifica todos os serviços realizados. No entanto, alguns serviços não possuem o registro apropriado de sua produção. Com a GAP, teremos revisão e registros sistemáticos de serviços assistenciais em todas as instalações do IgesDF”, explica o gerente de operações do IgesDF, Rubens Marinho.
O Projeto Garantia da Produção, programado para iniciar em 22/01, contempla a criação de uma central de cadastros de faturamento, ativação do comitê de itens de prescrições e desenvolvimento de esteira de contas. As melhorias abrangem processos de prescrições, descrições cirúrgicas, procedimentos MAC (Média e Alta Complexidade) e FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), além de novos contratos de gestão.
Rubens Marinho ressalta que, com a implementação do projeto, ações como auditoria recorrente, vinculação de procedimentos e aprimoramentos em profissionais, equipamentos e leitos serão introduzidas a partir de março deste ano.
“Estamos comprometidos em analisar todos os processos e identificar as ações executadas pela assistência. A busca é pela eficiência e transparência em nossa produção, o que resultará numa maior qualidade e aprimoramento contínuo dos nossos processos”, conclui Rubens Marinho.