No dia 9 de abril, a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) e a Diretoria do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveram treinamento para os residentes de Clínica Médica do HRT. Com a participação de um total de 13 residentes, a atividade ocorreu no Centro de Simulação Realística do Hospital de Base.
O foco principal do treinamento foi a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com simulações realísticas, buscando capacitar os residentes para lidar com a reanimação de pacientes. O objetivo final foi desenvolver competências práticas essenciais para atuação no atendimento a pacientes em parada cardiorrespiratória.
“O treinamento em RCP é essencial para garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para agir de forma eficaz durante uma emergência, promovendo melhores resultados para os pacientes,” explica a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz.
Entenda a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é uma técnica fundamental utilizada em situações de emergências para reanimar uma pessoa que sofreu parada cardiorrespiratória.
Para os profissionais da saúde, o treinamento prático em RCP oferece aos profissionais uma oportunidade de simular cenários de emergência realistas, onde podem praticar compressões torácicas, ventilações e coordenação de equipe.
“Essa prática não apenas fortalece as habilidades técnicas, mas também desenvolve confiança e capacidade de tomar decisões rápidas em momentos críticos, o que garante que esses profissionais estejam preparados para enfrentar desafios e salvar vidas quando mais necessário,” exemplificou Paulo Estevão, gerente de Ensino e Gestão do Conhecimento.
“As simulações realísticas proporcionam uma experiência prática que se assemelha mais de perto a situações reais de emergência, ajudando os participantes a desenvolverem habilidades mais assertivas de RCP”, finalizou Estevão.