A Superintendência de Qualidade e Melhoria de Processos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) avançou em direção à busca pela excelência na gestão da saúde, promovendo um Planejamento Estratégico nesta quarta-feira (17). A iniciativa visa preparar colaboradores para o início do processo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), referência no setor.
A Acreditação ONA é um selo de qualidade conceituado no campo da saúde, aplicável a estabelecimentos médicos. Trata-se de uma certificação específica, incorporando um sistema rigoroso de avaliação e certificação de qualidade em serviços de saúde diversos. O foco é aprimorar a segurança e elevar os padrões de qualidade em todos os processos, impulsionando a melhoria contínua.
“Para nós, a Acreditação ONA representa mais do que um selo; é um compromisso e interesse em ser cada vez melhor”, destaca Clayton Sousa de Lima, Superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua do IgesDF.
Durante a capacitação, os colaboradores receberam orientações sobre o processo de certificação, incluindo detalhes sobre avaliadores, diagnósticos e etapas do processo. A certificação inclui critérios como gestão de processos, desenvolvimento de pessoas, ética e transparência, visão sistêmica, exercício da liderança, cuidado centrado no paciente, foco na segurança, responsabilidade socioambiental, cultura da inovação e melhoria contínua.
O superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua do IgesDF, anunciou que a visita de diagnóstico inicia-se nesta segunda-feira (22) na Upa Ceilândia I. “Nosso projeto é ser a primeira Unidade de Pronto Atendimento certificada ONA no Centro oeste do País. Atualmente no Brasil apenas 11 são certificadas”, explicou.
Após a Acreditação ONA, a instituição de saúde passa por avaliações regulares a cada oito meses para manutenção e a cada dois anos para renovação, com novas etapas na busca pela Acreditação Plena Nível 2 e, posteriormente, Nível 3.