Unir forças para enfrentar a possível segunda onda da covid-19 no Distrito Federal. Esse foi o compromisso reforçado entre a cúpula da Saúde, durante reunião nesta quarta-feira (23) conduzida pelo secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, com a participação do secretário-adjunto de Assistência às Saúde, Petrus Sanchez, do presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Paulo Ricardo Silva, e de diversos outros gestores da área.
“Conseguimos grandes avanços durante o início da pandemia. Agora, vamos aperfeiçoar e alinhar ainda mais nossas ações que são planejadas estrategicamente, porque passamos a conhecer a dinâmica dessa doença”, disse o secretário Osnei Okumoto.
O chefe da pasta ressaltou que agora a Saúde conta com um Plano de Mobilização de Leitos Covid-19, que está em fase de finalização. Diferentemente do primeiro lançado no início da pandemia, ele permite a oscilação dos leitos, ampliando e reduzindo de acordo com os dados de transmissão e ocupação de leitos. “Esse é um plano flexível, que prevê vários cenários e a capacidade de resposta necessária”, destacou.
Ao reforçar a importância do trabalho em rede, Petrus Sanchez destacou que o Hospital de Base, administrado pelo Iges-DF, é uma das unidades que têm serviços de referência, como oncologia e cardiologia. Por isso, o objetivo é blindar o Hospital de Base para que não interrompa serviços essenciais.
“A ideia é que essa unidade não seja retaguarda para a rede para atendimento Covid-19, mas que continue atendendo os casos de maior complexidade que já atende”, ressaltou. E esclareceu ainda que a unidade vai continuar com leitos Covid apenas para aqueles pacientes dentro do perfil do HB que evoluam com quadro da doença.
O diretor-presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo, ressaltou que todas as ações necessárias serão realizadas de forma conjunta, dando todo suporte à Secretaria de Saúde do DF. “Agradecemos por todo empenho da secretaria e estamos a postos para executar todas as medidas que foram definidas para enfrentar a pandemia”, enfatizou.
Também participaram da reunião a vice-presidente do Iges-DF, Mariela Souza; o diretor de Administração e Logística, Marcelo Oliveira Barbosa; o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cássio Roberto Leonel Peterka; e a superintendente Pré-Hospitalar, Nadja Vieira, entre outros gestores.