No dia 10 de agosto, quarta-feira, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu um importante passo para tornar suas unidades de saúde mais seguras. Em parceria com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), realizou uma simulação de evacuação em caso de incêndio. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo II foi escolhida como local de realização do projeto-piloto desse treinamento que abrange diversas práticas e simulações de evacuação em situações de incêndio e emergências, visando aprimorar a preparação de todos os envolvidos.
Maíra Vasconcelos, Coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho da CSSQT, explicou que o planejamento do treinamento teve como premissa propiciar aplicação dos conceitos aprendidos pelos colaboradores no treinamento de Brigada Voluntária ofertado pela CSSQT, assim acentuando práticas adequadas em situações de sinistros. Também ressaltou que após o simulado é realizado o levantamento dos pontos positivos e os pontos a serem aprimorados, como medida de melhoria contínua na preparação das equipes.
Foram promovidas ações e divisões de equipes a fim de manter pessoas-chave da assistência em prontidão para evitar qualquer interferência na rotina necessária hospitalar, garantindo a segurança dos pacientes. Nesse primeiro simulado a comunidade no entorno da UPA, pacientes e familiares, receberam orientação a respeito da ação para que não ficassem surpresos ou que ocorresse pânico com a movimentação dos bombeiros.
Segundo a Coordenadora, “A cada simulado realizado nos permitirá que possamos analisar o cenário e trabalhar para evoluirmos em práticas seguras e execução correta em determinados cenários em cada unidade do igesDF”.
Sob a supervisão do CBMDF, o programa de treinamento foi ministrado por especialistas em segurança contra incêndios e emergências, proporcionando aos funcionários as habilidades necessárias para agir prontamente sob pressão.
A Aspirante-a-Oficial Gabrielle Carvalho Silva, do 36.º GBM do CBMDF, elogiou a parceria entre o CBMDF e o IgesDF. Ela ressaltou que a unidade já possuía uma equipe de colaboradores capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência.
Segundo ela, a parceria tinha como objetivo verificar a eficácia do controle de emergência da unidade, além de colocar em prática o conhecimento adquirido nos cursos de Brigada Voluntária promovidos pelo IgesDF. “Os participantes dessa simulação já estavam familiarizados com o plano de evacuação da UPA. Durante o simulado, um aparelho gerador de fumaça foi utilizado para simular um foco de incêndio em um compartimento. Não houve intercorrências relevantes durante o simulado e o objetivo foi atingido: rápida atuação do CBMDF e evacuação das vítimas”.
Essa parceria estratégica entre o IgesDF e o CBMDF oferece um cenário propício para aplicar os conhecimentos acumulados por ambas as instituições. Para o Tenente Coronel Matos, “essa união permite que ambas as entidades coloquem a teoria em prática, transformando eficazmente o aprendizado em ações concretas que assegurem a segurança, tranquilidade e bem-estar da comunidade”.
A UPA do Riacho Fundo II desempenhou um papel pioneiro ao servir como cenário para este treinamento de simulação. Esse é apenas o começo de uma série de treinamentos planejados, que serão estendidos ao Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e demais UPAs administradas pelo IgesDF. A próxima etapa desse projeto ocorrerá na UPA de Ceilândia II, no dia 16 de agosto, ampliando ainda mais o alcance dessa iniciativa.
“É gratificante para o CBMDF contribuir com a capacitação da população. Agradecemos a oportunidade e estamos à disposição para futuros treinamentos.” Finalizou a aspirante-a-Oficial, do 36.º GBM do CBMDF.